domingo, novembro 30, 2003

O Homem da Conspiração

Cada vez que vejo na Sic Radical, o anúncio do Homem da Conspiração, sinto uma irritação. Acho que são os piores cinco minutos que vão para o ar. O script não tem piada nenhuma, nem nexo e não se percebe como Nuno Markl dá a cara a tão triste programa, um programa que podia ser bom, se fosse influenciado por programas como a Contra-Informação ou o Daily Show. A questão que pergunto é: Como é possível continuar com este programa?
Já agora, em termos de irritação, relembro o anúncio da Playstation 2, em que uma garota está a cantar: “Oh, get on board!”. Depois de um anúncio brilhante, em que um bebé saía da barriga de sua mãe e ia envelhecendo rapidamente até cair na cova, para este, é definitivamente um passo atrás.
Mas nem tudo é mau neste canal, que tem séries muito boas, mas neste momento, as que mais aprecio são definitivamente séries bem pensadas e interpretadas: as regressadas Babylon 5 e Twin Peaks.

PP

sábado, novembro 29, 2003

Participação Cívica - 50 Euros
Nos dias 13, 14 e 15 de Novembro realizou-se na nossa cidade, a segunda edição do Congresso do Oeste sob o Tema: “O Ordenamento do Território como Factor de Desenvolvimento Estratégico”. O Congresso do Oeste foi apresentado pelos seus responsáveis, a ADRO (Agência para o Desenvolvimento Regional), como um momento de importância fulcral para a reflexão, e partilha de ideias que consubstanciassem a afirmação de uma estratégia comum para o futuro da Região. Mas os seus objectivos eram ainda mais ambiciosos, pois pretendia-se lançar no Congresso a “Primeira Pedra” da Futura Comunidade Urbana do Oeste, enquanto instrumento de aglutinação das forças da região num projecto de desenvolvimento comum.

Neste contexto apelou-se a uma ampla discussão que englobasse todos os quadrantes da sociedade civil, de modo a que as conclusões do Congresso efectivassem soluções o mais abrangente possível. Perante este objectivos, obviamente que todos aplaudíamos o esforço e a iniciativa desenvolvida por todos aqueles que organizavam o Congresso do Oeste.

No dia 13 de Novembro, enquanto cidadão interessado no futuro da nossa região lá me dirigi a Expoeste no sentido de assistir a este encontro. No entanto ao lá chegar sou absolutamente surpreendido pelo facto de me pedirem a quantia de 50 Euros para poder assistir ao Congresso. Não, não eram 1, 5 ou 10 Euros mas sim 50 Euros !! Obviamente perante este facto fiquei estupefacto, especialmente depois de se ter apelado à participação da sociedade civil. Decerto que a organização do Congresso esqueceu-se do nível de remunerações do nosso país? Da crise económica que o país ainda vive? Acresce o facto, de nunca ter sido comunicado na imprensa, a qual deu amplo destaque a este evento, que o referido congresso tinha um custo de 50 Euros para a sua participação. Mas, mais ainda, não nos esqueçamos que os meios financeiros da ADRO, e que a remunerações de muitos dos intervenientes no congresso advém do erário publico logo resultado do esforço contributivo de todos nos. Então porque será que o comum dos cidadãos que se preocupa com a cidade, região e consequentemente com o seu futuro, é abertamente afastado? É assim que se dilui a imagem negativa dos políticos? É assim que se reforça os mecanismo da Democracia? Obviamente que não.

Neste contexto o Congresso do Oeste foi infelizmente um evento marcadamente elitista, hermeticamente fechado, em que as suas conclusões são sobretudo, o resultado da visão da nomenclatura do costume. É pena, mas enfim, é o sistema que temos..........................

António Cipriano da Silva
antonionetsilva@hotmail.com



quarta-feira, novembro 12, 2003

Proposta Ridícula

Estando desempregado, foi-me sugerido por uma pessoa conhecida que trabalha no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), enviar o meu Curriculum vitae, para o novo Hotel Marriott de cinco estrelas, situado na Praia d’El Rey. Seguiu-se todos os trâmites legais e que são da praxe, como as entrevistas, neste caso precisei de três entrevistas com três pessoas estrangeiras e mais uma com uma portuguesa, que no final me apresentou a referida proposta ridícula.
Isto que vos relato passou-se ontem, não no ano passado, nem na década passada, o que acho importante sublinhar de início. O emprego era o seguinte, empregado do Health Club do Hotel Marriott, em que se tem que fazer o planeamento dos treinos ao nível de Musculação, Cardio-fitness e Natação entre outras actividades, de igual forma foi-me proposto um curso de nadador-salvador, que seria pago pelos representantes do Hotel. A acrescentar a isto tudo, apenas resta dizer que eu tinha de fazer quarenta horas semanais e não existem feriados, sábados ou domingos, sendo todos os dias iguais, por quinhentos e cinquenta euros mensais (550!!!) ilíquidos.
Nem precisei de pensar muito, pois com a despesa de gasolina que iria ter, visto que sempre são setenta quilómetros diários que faria, quase que ia trabalhar de borla.
Mal rejeitei, a senhora ainda teve o descaramento de me mostrar a última página e de dizer que a ia enviar de volta para o IEFP e perguntou se estava a receber subsídio de desemprego. Respondi que não estava e que não aceitava a proposta. A senhora levantou-se, foi ao computador, deu uma vista de olhos e disse que não tinha mais dinheiro para oferecer. Disse que não aceitava e ela respondeu que estando desempregado devia aceitar pois não existiam coordenadores e que dentro de um ano podia ser promovido.
Respondi que não, desejei uma boa tarde e saí. Saí chateado, admito. Mas não pelo facto de continuar desempregado, mas com outras questões como a proposta ridícula feita a um licenciado, pois fui lá três vezes para estes valores irrisórios e segundo porque senti que a referida mulher queria jogar poker, sem ter um par sequer para fazer bluff. Fiquei com a nítida impressão de que esperava que eu aceitasse. Talvez tenham sorte com outro, mas uma coisa é certa, se forem sempre assim não terão um serviço de cinco estrelas, pois os valores que apresentaram para mim no Health Club são os mesmos valores que apresentam, por exemplo, para um empregado de mesa e muitos não o aceitam pois ganham mais do que isso noutros locais.


PP

quarta-feira, novembro 05, 2003

Bispo Gay


Domingo dia 2 de Novembro, com a presença de quatro mil pessoas, foi finalmente consagrado o primeiro chefe de diocese asssumidamente homossexual, consagração esta que esteve, como era de esperar envolta em polémica. Eu cá, não quero emitir uma opinião pois muitas já foram expressas, deixo antes uma questão: Gene Robinson, o bispo tão falado, foi para o sacerdócio por “Amar a Deus” ou por “AMAR Deus”?

PP

domingo, novembro 02, 2003

Foz do Arelho

Mal ressurgiu o sol e clareou o dia, ao longe já se vê o velho intemporal palmilhando a praia da Foz do Arelho, com o seu inconfundível “Bolo fresquinho”. Ele parece ser parte da praia, dando a sensação de que não existiria esta praia sem ela, pois os seus pés quase que conhecem cada grão de areia existente. As estórias que ele sabe, aquele ser de bata branca, incansável na sua rotina diária. O Verão ainda não começou e ele já voltou à sua velha lide, com os seus pés descalços e calejados.
Quantas bolas de berlim e outros bolos já vendeu? Quantos quilómetros já andou, por este areal que se perde de vista? Quantas vezes teve de se calar e apenas observar, com um ar triste e resignado, as vozes esganiçadas e ridículas de adolescentes ignóbeis e mimadas, incapazes de observar o horizonte fora dos limites dos seus próprios umbigos? Em quantas dunas já repousaste para te libertares do cansaço que teimosamente não queres demonstrar? Como te chamas, aquele que percorre sozinho a praia vendendo bolos? Quantos anos terá? Poucos são aqueles que quereram saber e menos ainda os que se indagarão. Eu não sei, mas questiono. Que estórias me contaria ele? De que sabedoria popular encheria os meus ouvidos por horas intermináveis que passariam como se fossem segundos apenas? Falaria de todas as pessoas desta praia que já lhe compraram os bolos, de que ele nem sabe o nome, mas guarda na memória todos os seus rostos? Contar-me-ia estórias de sereias, os seus sonhos desperdiçados numa juventude rebelde ou apenas o cansaço de alguém simplesmente humano?
Este não é o momento de pensar nisso, estou cansado. Quero sonhar. Conta-me mais estórias.

PP

sábado, novembro 01, 2003

O Sonho do Desejo


A CRISPA DO MAR ESTÁ CALMA
A LUZ DO SOL É ALMA
NO ENTANTO NO CORAÇÃO
SOPRA VENTO
VENTO DE ENTENTIMENTO
E ESPERANÇA SILENCIOSA
MAS BONITA E ROSA,
COMO O AMOR
QUE BROTA NA ALMA
E QUE ME DÁ CALMA
PARA VIVER, SENTIR
E IR, IR
PELA MÃO DO DESTINO
QUE EU NÃO ATINO
SENTIR O DESEJO
QUE ME NASCEU DA SOLIDÃO
E QUE ME DEU A VISÃO
DO SONHO E DO DESEJO.



ACS