terça-feira, agosto 31, 2004

Circo Republicano

Ontem o Circo desceu às ruas de cidade de Nova Iorque. Estou a falar da Convenção do Partido Republicano Americano. A Convenção do Partido Republicano à semelhança da política americana, é um show de futilidades, discursos de ocasião, vazios de conteúdo, ocos, cheios de apelos fáceis ao sentimento, em simbiose, com um incomensurável aparato de luzes, chuva de papelinhos de carnaval, fogos de artifícios e meios audiovisuais. Na convenção, todos os momentos estão planeados ao segundo; os discursos, as perguntas dos populares, os sorrisos, tudo é densamente estabelecido pelo staff de marketing. A consequência é uma imagem televisiva perfeita, mas absolutamente fria, desumana, falsa, descontextualiza do mundo real.
E tudo isto para glorificar uma dupla de herois americanos, Geoge Bush e Dick Cheney. Duas bestas, sem cultura, sem educação, autistas, desonestas, irresponsáveis, entre muitos outros adjectivos.
António Cipriano

segunda-feira, agosto 30, 2004


Medo no PS

Segundo declarações do dirigente histórico, candidato a secretário geral e poeta Manuel Alegre, o Partido Socialista vive num clima de medo. Os mais fieis do Partido Socialista (seus apoiantes, entre os quais, Carrilho) falam baixinho, em código, promovendo acções de campanha pela candidatura de Manuel Alegre, em becos silenciosos e escuros, com longas cabeleiras, óculos escuros e casacos cinzentas. Tudo isto, porque os elementos das milícias socráticas comandadas pelo horrível Capolas Santos, através de rusgas no Largo do Rato e na diferentes distritais, promovem acções de reciclagem ideológica, que se baseiam na visualização durante horas e horas, dos debates da RTP entre o Guru Socrates e pérfido Santana Lopes.
As Nações Unidas através, da comissão dos direitos humanos dos poetas e artistas, já condenou vivamente estas praticas criminosas.
António Cipriano

domingo, agosto 29, 2004

Barrancos

Portugal é um país curioso e singular. É o único país da dita Europa civilizada, em que os principio da universalidade e abstracção da lei, não se aplicam na totalidade do seu território. Em Barrancos, pequena localidade perdida no tempo, no Alentejo profundo, goza de um estatuto jurídico singular. Em Barrancos actos medievais, de celebração entusiasta da morte e do sacrifício, são permitidos por lei em nome da “tradição”. Sendo a tradição a pratica repetida e sucessiva de comportamentos ou actos aprovados pela população, porque não proteger legislativamente as tradições da escravatura, ou dos autos de fé da santa Inquisição, que durante séculos e séculos sob aprovação popular vigoraram em Portugal?
Enquanto o obscurantismo e a ignorância estiverem disfarçadas sobre a capa da cultura e da tradição, Portugal nunca será um verdadeiro país do primeiro mundo.

António Cipriano

sexta-feira, agosto 27, 2004

Funcionários e Assessores

No campeonato Nacional de assessores e funcionários ministeriais, apesar dos esforços do actual governo, nomeadamente do ministro Paulo Portas ( 26 Funcionário, entre os quais 4 motoristas), e da secretária de Estado Teresa Caeiro (na ultima semana nomeou 8 funcionários, entre os quais 3 motoristas e 2 secretárias pessoais), e dos 46 membros do staff de Santana Lopes continua longe do Recorde nacional pertencente ao Governo Socialista de António Guterres. No Governo PS há que dar destaque ao atleta José Socrates que com muito esforço conseguiu atingir o recorde nacional, com o aumento em 8 milhões de Euros anuais, só em salários de administradores de empresas multimunicipais de águas e resíduos. O comentador especializado Gabriel Alves na sua coluna no Jornal a Bola já referiu que dificilmente será possível bater o recorde do Governo de António Guterres, tratando-se este de uma equipa impar, conhecida pelo slogan "Jobs for de Boys"
António Cipriano

terça-feira, agosto 24, 2004


Verdades

O Governo da Coreia do Norte, conhecido pelos valores da democracia e respeito pelos direitos humanos, classificou o Presidente George Bush como um "imbecil político, um tipo sujo, desprovido de moral; um tirano que relega Hitler para a Sombra". Isto depois, do Presidente norte americano, (figura conhecida pela sua cultura, democracia, respeito pelas decisões dos povos, capacidade de raciocínio, e sentido de humildade), ter afirmado que a Coreia do Norte era "um regime tirânico"
António Cipriano

segunda-feira, agosto 23, 2004

Jogos Olímpicos II


De parabéns estão o Francis Obikwelu, Sérgio Paulinho, Nuno Merino, Gustavo Lima e os outros que apesar de não terem atingido resultados brilhantes, cumpriram os seus objectivos. Nota negativa para Manuel Silva e a sua rábula das sapatilhas rotas. Para ele e para o nadador Couto já não existe pachorra. Quem não tem espírito de sacrifício acaba por não apresentar perfil de atletas de alta competição. Deviam ver a atitude de Simão Morgado, que apesar de ter quebrado o recorde nacional na sua prova e que aliás lhe pertencia, mostrou a sua insatisfação pela prova realizada.

PP
Fancis Obikwelu

Ontem fomos presenteados com uma medalha de prata na prova de velocidade dos 100 metros. O Herói de tal proeza foi o português Fancis Obikwelu, natural da aldeia da Nigéria. Bem onde é que fica a localidade de Nigéria, vocês sabem? Deve ficar no Alentejo, perto da Aldeia de Cuba. Fancis Obikewelu, no seu português com sotaque tão típico da aldeia da Nigéria, de bandeira às costas, agradeceu efusivamente o apoio de todos.

António Cipriano

domingo, agosto 22, 2004

Carlos Carvalhas

Que Carlos Carvalhas era um erro de casting já todos sabíamos. No entanto de à tempos para cá, Carlos Carvalhas vem demonstrando um alheamento, uma letargia, uma apatia, um sorriso amarelo, de quem já não acredita no que diz.
Carlos Carvalhas por ser um homem inteligente sabe que o PC esta esgotado. Mas Carlos Carvalhas, encontra-se refém de um conjunto de sectários conservadores da velha guarda, que quase não o deixam respirar. Se nada mudar, se a mensagem do PC continuar a “antiga cassete”, o PC continuará a sua viagem de queda lenta e silenciosa para o abismo.
Que triste futuro para um partido histórico da democracia portuguesa
António Cipriano

quinta-feira, agosto 19, 2004

Selecção Olímpica de Futebol

Pretendo deixar aqui uma pequena mensagem à “fabulástica”, selecção olímpica de futebol:
- "Pessoal se foi para fazer essa figura vocês nem deviam ter ido para a Grécia".
Razão tinha o Alex Fergusson que não queria que o Cristiano Ronaldo fosse aos Olímpicos.
Quem deve estar feliz é o Mourinho, que sabe que pelo menos o valor do passe do Tiago continua alto devido à sua não participação.
Quanto ao Romão, apenas há a dizer que foi mais longe do que eu pensava, ou seja, consegui a qualificação, porque eu nunca acreditei que ele a conseguisse. Para terminar deixo uma pergunta: Quem neste País, teve a ideia peregrina de escolher esta ave rara que nunca ganhou nada como treinador, para seleccionador Olímpico

P.S. Parabéns ao medalhado Sérgio Paulinho (porque definitivamente desporto não é só futebol).

António Manuel Pinto Silvério Guimarães
A “Cultura” Caldense

Desde sempre, a cultura foi vista como um marco imprescindível, algo que surge lado a lado com o desenvolvimento de uma sociedade. A facilidade ou dificuldade com que se adquire cultura é um importante ponto de referência para definir o grau de desenvolvimento de um povo e pode ser adquirida de várias formas: através de bibliotecas, cinemas, teatros, conservatórios, etc.…. E aqui surge a razão deste post, como andam estes pólos de cultura nas Caldas? Cidade reconhecida no passado por albergar vários artistas, como os irmãos Bordalo Pinheiro, ou mesmo como berço de um dos maiores pintores do nosso país que é José Malhoa.
No fim dos anos 80 foi derrubada a Casa da Cultura, cujas persistentes paredes ainda se encontram no Parque da cidade. Quando foi feita a demolição ficou a promessa da construção de um teatro equipado com todas as estruturas necessárias. Ora essa foi mais uma promessa política e todos sabemos que estas não são famosas devido à sua concretização, e nas Caldas isto não foi nem é excepção, pois esse teatro ainda está por fazer, embora se ouça falar muitas vezes num “projecto já aprovado”, mas que ninguém sabe quando será um “projecto concretizado”. Embora a casa da cultura não fosse um teatro, tinha apenas nos seus últimos tempos um pequeno auditório e umas salas onde eram dadas aulas de Ballet, mas era um esforço para fazer algo, e se não era um teatro, então falemos no caso do Cine teatro Pinheiro Chagas, que ficava na praça 5 de Outubro e que os nossos responsáveis camarários decidiram demolir, em vez de recuperar, visto que a cidade não precisava de teatros, mas de sim de espaços para arrumar automóveis. E pronto, com esta atitude as Caldas da Rainha ficou privada de Teatros, exceptuando as acções levadas a cabo pelo grupo dos Pimpões, que já por várias vezes remediaram, convertendo o seu salão em sala de teatro e devido a isso todos os caldenses devem agradecer. Deve-se construir depressa um teatro nas Caldas, não devem deixar passar mais tempo, tirem os projectos do papel, passem à acção, foi para isso que foram eleitos os responsáveis municipais desta cidade.
Quanto a cinemas, a situação vai de mal a pior, durante anos a cidade teve três grandes e espaçosas salas, tínhamos o Ibéria no Parque ao lado dos pavilhões, tínhamos o já referido cine teatro Pinheiro Chagas e por fim o grande Estúdio Um. Cada um, de cada vez foi sendo destruído. Até que chegamos à situação actual em que as únicas salas são as duas minúsculas salas dos antigos Deltas e sinceramente não sei, mas não me parece que estas duas minúsculas salas cheguem para servir uma população que já ultrapassou as cinquenta mil pessoas.
Quanto ao Conservatório, nem quero falar, porque a ser verdade o preço que se diz, que levam para se ter aulas lá, terá direito a um post só para si.
Algumas boas medidas têm sido tomadas, como o caso do premio Luís Teixeira, que tenta impulsionar a prática da escrita nas Caldas, mas que ninguém sabe se vai voltar a haver, ou a feira do livro, que é sempre de louvar, mas que parecem estar a perder o fulgor.
Era bom que os responsáveis desta cidade começassem a pensar seriamente a cultura nas Caldas.


António Manuel Pinto Silvério Guimarães
Jogos Olímpicos


Os JO são simplesmente o acontecimento desportivo mais mediático do Mundo. Então porque será que os portugueses investem tão pouco nos JO? De algumas décadas a esta parte, os JO transformaram-se numa indústria muito lucrativa, tendo a maioria dos país uma grande estrutura profissional ao nível da metodologia do treino dos diversos desportos. Pena que só os avançados portugueses pensem que os JO são um evento menor e mandem para lá pseudo-selecções, arranjadas pela disposição dos iluminados dirigentes do Futebol. Pena Gilberto Madail não ter tido a inteligente ideia de incluir no contrato de Scolari a sua ida a Atenas, pena Romão não ter tido coragem de lutar contra os lobbies. Que pena tenho de olhar para o jornal e ver países como o Zimbabué ou EAU com mais medalhas do que Portugal. E mais, que pena que tenho de ver as ridiculas exibições no Futebol e as declarações do nadador José Couto que desculpa-se pelo facto de ter falhado numa prova com duração aproximada de um minuto, por ter andando quase um quilómetro a pé. Tenham pena de nós uma vez na vida e poupem-nos à vergonha.

PP
Vergonha

Não escondo alguma frustração com a prestação até ao momento dos nossos atletas olímpicos. Falhamos na natação estrondosamente, no judo, na vela, no volei de praia, no tiro, etc. Mas apesar de tudo penso que os atletas tem ao menos dignificado a camisola.

No entanto o que se passou com a selecção olímpica de futebol é inacreditável, inaceitável e vergonhoso. Como é possível que um equipa cheia de jovens estrelas tenha sofrido 9 golos em três jogos? Tenha perdido com o Iraque, em que os jogadores nem sabiam o que era um campo relvado, apenas conheciam os campos de minas? Como é possível sofrer quatro golos da Costa Rica, quando esta ainda, não tinha sequer marcando um único golo? Infelizmente a resposta é fácil. Má preparação, péssimo planeamento, incompetência, indisciplina são a resposta.
Tudo começou uma má convocatória, um treinador incompetente, jogadores mimados e indisciplinados. Pena é que os salários, as despesas de deslocação e todos os outros custos inerentes, sejam pagos pelos contribuintes nacionais. Espero ao menos que se tirem as ilações do que se passou.
António Cipriano

terça-feira, agosto 17, 2004

Mudança


Abruptamente tudo definha. frágil como a própria vida. tudo muda, incluindo a Mudança, já o dizia Camões. E com razão. Olho-te e não te vejo. Ouço-te e não te entendo. Se calhar, nunca entendi. Não sei. O teu rosto indefinido como um enigma pronto a resolver. A tua cara é séria, no entanto pareces esboçar um sorriso trocista, zombando de mim, da minha incompreensão. Da incapacidade latente que me impede de atingir a plenitude da consciência de saber quem és, como és. E não existe outra chance. Nestes cinco minutos mudaste, pronto. Foi alguma coisa que te disse, algo que pensei? Um gesto inconsciente que te despertou a mudança? Olá! Estou aqui! Fala! Diz alguma coisa! Poderia ter dito tudo isto, ou apenas uma das frases, mas não digo nada. Limito-me a olhar-te nos olhos, esperando que compreendas o que sinto, mas não consigo dizer. Silenciosamente levanto-me. Infantilmente até. Secretamente desejando que quando virar as minhas costas tu grites o meu nome e fales comigo. Sei que não o farás. És orgulhosa. Mas levanto-me à mesma. Sou teimoso. Pela visão periférica vejo que esboças uma reacção. Durante apenas um instante. Nada mais. Parto e não olho para trás. Olhas para a frente e não partes.

PP
Mais uma queda de uma baliza


Hoje caiu uma baliza em cima de um jovem em Arcos de Valdevez, outro caso em sequência de outros acidentes idênticos, num fenómeno do século XXI. Eu já tive quinze anos e jogava nas férias com amigos num campo de futebol, com balizas móveis muito velhas e que mesmo estando bambas, aguentavam-se estoicamente. Então como explicar estas quedas quando jovens jogam futebol e praticam ginástica ao mesmo tempo? Muito simples a explicação, a culpa é da autarquia, pois jovens com quinze anos ainda não pensam, não se apercebem do perigo... Pais, já viram um filme de 1989 chamado Clube dos Poetas Mortos? Retratam a vida escolar em que professores retrógrados acham que adolescentes não pensam por si, ou se calhar, até retratam pais actuais.

PP
Regresso da Casa Pia

Já todos sentíamos saudades do Casa Pia. Afinal nada melhor para começar o dia bem disposto, do que ler no Correio da Manhã ou no 24 horas, as ultimas desventuras de Bibi, Carlos cruz e das suas parelhas de advogados. Pois bem, a pedido de muitas famílias o processo Casa Pia voltou, e agora através do caso das cassetes roubadas. Este é mais um caso rocambolesco, inusitado, em que alegadamente um jornalista ingénuo, sem malícia grava por gravar, conversas com o director da PJ. Depois, num golpe de teatro, as referidas cassetes são roubadas, por alguma mente perturbada, para rapidamente ser publicadas com remixes por algum DJ nas paginas do Independente. Aguarda-se com curiosidade e ansiedade os próximos episódios.

António Cipriano

domingo, agosto 15, 2004

Famosos
No passado sábado à noite, foi à festa Branca no areal da Praia da Foz do Arelho. Para quem não conhece, trata-se já de um dos acontecimentos mais in do verão de Caldas. Diga-se de passagem, que é uma excelente iniciativa que conjuga a beleza da foz com a musica e a animação noturna.

Mas a razão deste Post não é a festa em si, que alias aprecio e valorizo, mas sim outra questão adjacente. Na tentativa de dar um ar fashion, de glamour e outra visibilidade, a organização da festa, convida “famosos” para participarem na mesma.

Quando pensava em famosos esperava: actores de créditos vincados, desportistas, jornalistas, políticos, artistas, enfim pessoas de valor. No entanto, os referidos famosos, desta festa, e de muitas outras festas, deste país são os astrólogos (Maya, que de única virtude tem o facto de criar ilusões em terceiros a troco de quantias elevadas), uns quantos elementos da comunidade gay, e um conjunto de pedantes cheios de finórias mas sem cheta. Foram as estes, que os fotógrafos de algumas das revistas cor de rosa dedicaram inúmeras fotos. Mas o grave não é esta festa, grave é que 365 dias por ano, em inúmeras festas e acontecimentos, se continuei a considerar famosos um conjunto de cromos, sem credito ou valor, meros parasitas sociais.

Assim vais Portugal
António Cipriano

sexta-feira, agosto 13, 2004

Atentado Terrorista


Ontem quinta-feira, entre as 18 horas e as 20horas Portugal foi vitima de um atentado terrorista. 11 Terroristas de origem iraquiana lançaram um ataque mortal, com quatro Bombas, as quais destruíram por completo 11 compatriotas nossos.
Hoje, passado 24horas sobre o terrível atentado, o responsável pela Segurança Nacional, José Romão ainda não consegui explicar como a equipa avançada de Segurança, dos Agentes Boa Morte e Cristiano Ronaldo, foi tão facilmente desarmada e capturada pelas Forças Terroristas. Até ao momento quer as brigadas dos Mártires de Al-Alsa, quer as forças Xiitas de Najaf ainda não reivindicaram o atentado.
António Cipriano

Conversão

Nesta semana foi noticiado por diversos meios de comunicação social, a ocorrência de um fenómeno inusitado, de conversão de massas a uma nova fé.
Falo das 30 mil pessoas que num acto salutar de fé, convicção, e apego a uma nova ideologia, se filiaram no PSD. Trata-se concerteza de uma onda nacional de fé inabalável na Nossa Senhora do Tacho e no Santo Poder. No entanto este não é, um fenómeno novo na sociedade portuguesa. De facto, nos finais dos anos 90 (entre 95 e 99) o país foi igualmente assolado por um momento de religiosidade Rosa.
Tudo isto prova que ao contrario do que se apregoa, os portugueses não estão de costas voltadas para política, participando activamente, a acreditando nas estruturas partidárias de uma forma "altruísta e desinteressada"
António Cipriano

segunda-feira, agosto 09, 2004

Foz do Arelho


Está muito agradável a praia da Foz do Arelho. Não só pelo tempo em si que tem estado quente e o mar apresenta uma temperatura amena, mas igualmente pela quantidade de pessoas que têm frequentado e pela animação e publicidade que tem sido feita e que, diga-se em abono da verdade, a Foz do Arelho merece.

PP
Pinto da Costa foi mesmo incompetente


Apesar de achar que o Presidente do Benfica não se deveria meter ao barulho nos assuntos alheios, a palavra que ele utilizou foi mesmo a mais correcta. Pinto da Costa foi negligente ao contratar o ex-treinador, um desconhecido que de ilustre nada apresentou e avançou para a guerra aberta com o Sporting por um jogador sem nível para jogar no Porto. Estranhamente parece passar icólume no processo. Mas o seu julgamento tem uma primeira data marcada, dia 20 de Agosto.

PP
Silly Season

Na Silly Season os Telejornais são no mínimo enfadonhos. Limitam-se a falar do tempo, dos engarrafamentos para o Algarve, das contratações do Benfica. Alias nos últimos 10 dias, temos sido repetidamente massacrados com o caso do prédio que desmoronou na Zona Histórica de Lisboa. Directos e mais directos, reportagens, entrevistas a moradores, bombeiros, protecção civil. Quem vê os Telejornais pensa que nunca tinha desmoronado um prédio em Lisboa.

Mas o mais ridículo foi a reportagem aos moradores (inquilinos), que apesar de viverem à muitos anos numa casa sem o mínimo de condições, quer de higiene quer de segurança, lembrando as casas das favelas, vem agora recusar, por defeitos, em casas novas que a câmara arranjou ainda que provisoriamente, para solucionar os seus problemas. É bem o espirito português. Apesar de viverem em barracos, sem casa de banho, agora só aceitam palácios com banheira de hidro-massagem.!!!
Assim vai Portugal
António Cipriano

domingo, agosto 08, 2004

Primeiro Trofeu da Época

No passado sábado em Portugal foi batido mais um record.
Del Neri, treinado do Futebol do Porto por um mês e meio, rescindiu o contrato por “motivos pessoais” sem ter realizado um único jogo oficial.
O Futebol Clube do Porto conseguiu assim o seu primeiro trofeu da temporada - "Trofeu Rapidinha"

António Cipriano


sexta-feira, agosto 06, 2004

Cardoso e Cunha


Cardoso e Cunha já não é presidente da TAP e todos os portugueses aplaudiram essa decisão. Tal unanimidade não se verificava desde o fim do Euro-2004.

PP

quinta-feira, agosto 05, 2004

Novo post


Há algum tempo que não escrevia um post, mas existem boas razões para isso. Portugal mudou pouco desde o ano passado.Tal como no Verão passado o país esteve a arder, o Porto é o campeão nacional, o Benfica vai à terceira pré-eliminatória e o Sporting vai para a Taça UEFA. Portanto pouco se pode escrever de diferente. Diferente mesmo só o facto do PM ter passado de um cherne para um pavão.

PP

terça-feira, agosto 03, 2004

João Soares


João Soares, filho de Mário Soares. Dono de inegáveis qualidades tais como:.............................. Bem agora não me ocorre nenhuma. Já disse que é filho de Mário Soares?
Sim, parece que já disse.
Também não preciso de esquematizar as suas insondáveis qualidades, afinal vocês sabem do que é que eu estou a falar.
António Cipriano

segunda-feira, agosto 02, 2004


Manuel Alegre

Manuel Alegre é um daqueles indivíduos pelo qual pessoalmente simpatizo. Manuel Alegre, pelo seu percurso de vida provou que é um homem honesto, de boa índole, lutador, de convicções fortes, que pensa pela sua cabeça, que não cede aos lobbies.

Para ser secretário geral do PS, e como tal candidato a primeiro ministro é necessário algo mais. Dinamismo, energia, nova mentalidade são características fundamentais. Manuel Alegre é um intelectual, e um bom intelectual, mas não um líder executivo, é um homem com passado, com muito a ensinar, mas não o homem do futuro. O problema fundamental de Manuel Alegre são os 68 anos. Se Manuel Alegre fosse secretário geral do PS, iria às eleições legislativas com 70 Anos. Seria primeiro ministro dos 70 aos 74 anos?

António Cipriano

domingo, agosto 01, 2004

José Socrates

Dos três candidatos à liderança do PS, Socrates é aquele que incarna uma postura mais tendente a estes novos tempos da política moderna. Socrates é bem falante, tem boa imagem, um discurso baseado em fases curtas e simples, é fotogénico e tem um postura bastante televisiva. A verdade, é que a maioria destes predicados deve-os a Santana Lopes. Ao longo de ano e meio, Socrates frequentou exaustivamente uma pós-graduação em mediatismo e populismo na RTP, tendo com professor Santana Lopes. Alguma vez Socrates, seria sequer falado para secretário geral do PS se não fosse os seus debates televisivos com Santana Lopes? Obviamente que não.

Pena é que a Socrates para além da imagem, das frases simples, não tenha conteúdo. Quer na sua recente entrevista ao Expresso, quer na sua declaração de anuncio de candidatura, Socrates não nos deu uma ideia, um fio condutor, uma estratégia para o país. Limitou-se a um discurso confuso, cheio de banalidades, ausente de conteúdo, cheio de divagações, de citações de outros.

Assim não vamos lá !!!
António Cipriano