domingo, janeiro 30, 2005

Eu vi um Sapo

Caso António Guterres não se assuma como candidato presidencial da esquerda, desde esta semana, perfila-se como candidato possível da área política da esquerda, Diogo Freitas de Amaral.
Jerónimo de Sousa, secretário geral do PCP, por via das duvidas já encomendou uma caixa de Agua das Pedras para digerir o possível grande sapo.

António Cipriano

sábado, janeiro 29, 2005

Manuel Sérgio

Saiu hoje no diário desportivo “A Bola”, uma entrevista com José Mourinho. Até aqui nada de novidade, nem nada digno de um post pois são certamente inúmeras as entrevistas do melhor treinador do Mundo em 2004. No meio desta entrevista, no entanto, algo me chamou a atenção. O elogio que ele fez ao Prof. Doutor Manuel Sérgio. É de louvar, o dito professor e eu sei bem disso. O Prof. Doutor Manuel Sérgio mais do que um docente, foi uma pessoa que tive a honra e o previlégio de conhecer. No futuro mais direi sobre o ilustre Manuel Sérgio mas, por agora, ele tem e sempre terá o meu obrigado.
PP

sexta-feira, janeiro 28, 2005

CDS

Em julho aquando da saída de Barroso para Bruxelas o CDS encontrava-se numa situação periclitante, de total dependência face ao PSD. Hoje muito mudou.
O CDS passou a ser o “voto útil” aproveitando os créditos de uma governação sem casos, ou episódios caricatos, ou trapalhadas.
Mas mais do que isso, Paulo Portas qual Judas encontra-se em absoluto, pronto para dar a facada final em Santana Lopes. Caso o PS ganhar com maioria relativa, o CDS a bem das nação, e para afastar os demónios da esquerda do governo, não pensará duas vezes em se aliar ao PS a bem do seu grande amor pelo poder.

António Cipriano

quinta-feira, janeiro 27, 2005

As novas modas dos blogs

Nestes últimos meses tenho-me dado conta de duas tendências para os blogs, ou deixam de ser escritos ou então passam a atacar atitudes de outros colegas bloguistas, colocando mesmo no post escrito o link ao blog rival. Assim ganham ambos os blogs tendo visitas de quem gosta de ler um ou outro e acima de tudo têm matéria para escrever, ou seja, quando nada se tem para escrever atiram-se a alguém e entra-se no jogo de respostas e contra-respostas que sempre dá uma boa dúzia de posts. Pois bem, para não dizerem que aqui não seguimos as tendências da moda, eu aproveito para provocar os outros três cúmplices, dizendo que embora em minoria como benfiquista, que os três devem ter acordado cá com um melão. Como é que se sentem em serem cabeçudos? Brincadeira à parte, adorei o jogo. O melhor jogo realizado em Portugal desde o excelente Portugal – Inglaterra do Euro 2004. Mesmo assim fiquei com pena de duas coisas:
1) que esta vitória não retire Trapattoni do comando técnico do Benfica e
2) que Quim não vá para o banco de suplentes pois Moreira é muito melhor do que ele.
Este jogo pessoalmente confirmou-me o que eu já tinha dito no início da época:
a) que o Sporting é de entre os três grandes aquele que tem de longe o melhor treinador pois Peseiro pôs o colectivo a jogar muito mais do que a valia individual do plantel;
b) que o Benfica por outro lado está abaixo das capacidades, outro treinador que não o pior treinador da SuperLiga (que melhor prova do que perder por 2-0 em casa com Luís Campos?????) ia bem distanciado dos demais concorrentes;
c) esta SuperLiga está niveladíssima por baixo, o Boavista é a prova disso mesmo. Com um dos piores plantéis que alguma vez teve nos últimos vinte anos está colado aos líderes!
d) Repito, o jogo foi muito bom mesmo. Mas desengane-se quem pensa que um grande jogo faz uma grande SuperLiga.
PP
Surpresa

Hoje é um daqueles dia em que a surpresa se abateu sobre o país, em especial sobre os militantes do Bloco de Esquerda. Freitas do Amaral figura histórica da esquerda, anunciou que vai votar nas legislativas no PS, e não no Bloco de Esquerda.
Francisco Louça e Miguel Portas em estado de choque, ainda não comentaram este volte de face.
António Cipriano
Madeira espanhola

Foi noticiado hoje, que num recente documento da Comissão Europeia o Arquipélago da Madeira é descrito como fazendo parte integrante do reino de Espanha.
Os Contribuintes portugueses esperam que Madrid não se esqueça de transferir as verbas para o orçamento do Funchal, assim como liquidar as dividas sempre gigantes da Região Autónoma da Madeira.
António Cipriano
Não nos Esqueçamos


A 27 de Janeiro de 1945, o exercito soviético entrou na pacata cidade polaca de Oswiecim no seu caminho para a vitória final sobre a Alemanha nazi. No entanto, a libertação desta cidade acabou por ser muito mais do que uma mera vitória sobre o inimigo, visto que a designação alemã para esta cidade era Auschwitz. Nos seus arredores ficava o complexo que formava o campo de extermínio por excelência, o campo de extermínio de Auschwitz, onde foram executados cerca de 3 milhões de judeus, metade do número total de mortos no programa da solução final nazi. Faz agora 60 anos que se constatou até onde é possível chegar a pérfida capacidade destrutiva do Homem, capaz de exterminar pessoas sistematicamente, justificando o acto apenas devido a uma mera questão racial. Sem misericórdia, sem o mínimo de compaixão, rebaixando todos os prisioneiros ao estatuto mais baixo da condição humana. Cada um tinha apenas como missão sobreviver, a todo o custo e contra todas as investidas, fossem elas o trabalho escravo às mãos das SS, fosse nos “exames” realizados pelo infame doutor Joseph Mengele. Todos os presos tinham apenas uma certeza, que apenas “sairiam” de Auschwitz por uma das chaminés dos fornos crematórios, que diariamente incineravam a triste cifra de 20000 corpos.
Data que deveria estar sempre presente, para que este triste exemplo não se repita, embora cada vez mais me pareça que todos estamos a esquecer o que aconteceu. Lembramo-nos apenas de Auschwitz como um eco distante de um passado remoto, sem percebermos que ele apenas é a materialização de algo que ainda hoje acontece. Porque sempre que uma maioria étnica age para exterminar uma minoria, sempre que um povo decide humilhar e destruir outro povo, está de alguma forma a construir o seu próprio Auschwitz.


António Manuel Pinto S. Guimarães
Benfica Vs Sporting, um Grande Clássico

Foi sem dúvida o melhor jogo da época, pelo menos até agora! Bem disputado, qualquer equipa podia ter vencido. Parabéns ao S. L. Benfica por ter vencido a partida e parabéns ao meu Sporting que se bateu muito bem. Durante o jogo todos os que gostam de futebol viram que qualquer equipa teve oportunidades e podia ter resolvido durante os 90 minutos! Uma palavra para o árbitro do jogo, "o" António Costa, para dizer que cartões vermelhos mostram-se quando há certeza do lance e não pode ser mostrado se se está de costas para o lance, ao menos tinha ido perguntar ao arbitro auxiliar, mas enfim é o António Costa e está tudo dito. Claro que não foi isso que deu a vitória ao S. L. Benfica que tem todo o mérito. Para concluir, gostei de ver o Clássico dos Clássicos em Portugal, é que já tinha saudades.


António Manuel Pinto Silvério Guimarães

quarta-feira, janeiro 26, 2005

Hermes


Um início de semana avassalador, marcado por entrega de trabalhas, frequências e testes levaram a que não pudesse antes expressar a minha alegria por ter estado no Campo da Mata neste passado Domingo a assistir a uma homenagem singela mas sentida e merecida ao jogador do Caldas Sport Clube Hermes que tinha completado na jornada anterior a bonita soma de 500 jogos com a camisola alvi-negra ao peito. Quase a completar 40 anos, ainda revelou frescura física suficiente para marcar ambos os golos do Caldas nestes dois jogos. Podem existir muitos jogadores profissionais de futebol mas duvido que alguém seja mais profissional do que este senhor. Numa época em que os valores estão esquecidos ou deturpados, Hermes é a personificação de um profissional íntegro e correcto. Como sócio do Caldas Sport Clube, o meu obrigado por ser um exemplo para todos. Ser um exemplo é difícil e nessa questão de ser um modelo a seguir é normal as pessoas fraquejarem, o Hermes sempre foi um exemplo dentro e fora dos relvados e concerteza será ainda um exemplo muito depois de acabar a carreira de futebolista.
PP

terça-feira, janeiro 25, 2005

CDU ou talvez não ?

Álvaro de 78 anos, analfabeto, trabalhador rural, alentejano de Serpa, era Comuna desde sempre. Daqueles que apesar de analfabeto, lia ou pelo menos via os bonecos do Avante na clandestinidade. Daqueles que amaldiçoava o fascista do lavrador gordo da herdade, cuspindo para o chão sempre que passava, como sinal de repudio.

Aos 48 anos viveu o 25 de Abril com entusiasmo e alegria. Participou no sonho da reforma agraria, e numa aldeia sem senhores de herdades
Nas primeiras eleições ao votar no PCP sentiu um enorme orgulho.
Com o passar dos anos, o sonho foi mudando, mas Álvaro mesmo assim continuou fiel, votando sempre PCP
No entanto de alguns anos para cá Álvaro encontrava-se triste e amargurado. Apesar de fiel ao PCP nunca mais votou nas eleições. Álvaro queria muito votar no PCP, mas num ápice, sem entender porque, a Foice e o Martelo desapareceram dos boletins de voto. Ficou a saber por um vizinho que o PCP apesar de existir, não mais concorreu ao escrutínio popular. O seu vizinho Zé Maria dizia que agora o PCP era CDU. Que era a mesma coisa!!!!
Mas Álvaro não se deixava enganar. Como podia ser a mesma coisa? Um partido Comunista nunca abandonaria a Foice e o Martelo!!! O PCP nunca abdicaria a cor vermelha!!!!
CDU, azul e branco !!!!!! Isso só podia ser uma invenção de algum reaccionário fascista!!!
António Cipriano

sábado, janeiro 22, 2005

O Choque

Sócrates defende que a melhor estratégia para o país passa pela aplicação de um choque tecnológico, Santana contra-atacou e disse que a melhor estratégia passava necessariamente por um choque de gestão. Ora eu na minha modesta opinião, acho que a melhor estratégia passa de facto por um choque, um choque de dois carros, cada um conduzido por cada um destes senhores. Caso isto acontecesse penso que ninguém ficaria chocado, mas é certo que todos ficaríamos mais aliviados.

António Manuel Pinto S. Guimarães

terça-feira, janeiro 18, 2005

Harry, o Nazi


O príncipe Harry, herdeiro mais que improvável da coroa britânica numa festa promovida por um amigo, foi mascarado de nazi. Como tal, devido a esta atitude ignorante, terá de visitar Auschwitz e fazer a sua retractacção pública a todos quanto ofendeu. Sendo assim, eu gostaria de enviar as minhas maiores e mais sentidas ofensas aos habitantes das Ilhas Seychelles, Aruba, Madagáscar, Bora-Bora, República Dominicana, Cabo Verde e às Berlengas. Talvez assim, com sorte, me paguem as viagens para eu ter que ir pedir desculpas pessoalmente a todos quanto ofendi.

PP

domingo, janeiro 16, 2005

Nova Licenciatura em Santanismo

Pelo Mestre José Sócrates:
- Licenciado em Santanismo;
- Mestre em Silêncio pelos monges de Taizé.

Plano de Estudos:
1º ano:
- Desenvolvimento da aptidão política
- História da Política
- Estatística dos dados eleitorais
- Bioquímica capilar
- Anatomofisiologia e modo de se vestir à PM
2º ano:
- Sociologia do Santanismo
- Técnicas e estratégias de vitórias em eleições e vitórias sem ser necessário eleições
- Fisiologia capilar
- Informática e Marketing
- Biomecânica dos gestos de PM e etiqueta (pela Dra. José Castelo Branco)
3º ano:
- Higiene de PM
- Pedagogia do Santanismo
- Planeamento e técnicas para imitar PM’s (só pelo facto de se proferir cerca de 5 vezes a cada frase o nome de Sá Carneiro já dá um valor mínimo final de 18 valores)
- Psicologia do Santanismo
- Expressão Corporal e Dança (aulas práticas em horário pós-laboral numa discoteca disponível)
4º ano:
- Animação em comícios, discotecas, de multidões, AR, feiras, programas desportivos televisivos e como engatar mulheres (apenas fundamental para quem pega de empurrão)
- Análise e Gestão de ministros (fundamental para quem renova governo de 8 em 8 dias)
- Educação Especial (saber lidar com tanta deficiência nos diferentes ministérios)
- Teoria e Metodologia santanista (como prometer que se saí em 2014 e passados poucos dias o parlamento ser dissolvido; como mentir, omitir e enganar)
- Monografia
5º ano:
- Estágio Pedagógico
orientado pela Mestre Cinha Jardim:
- licenciada várias vezes em ser comida por Santana Lopes e mesmo assim voltar ao local de crime;
- Mestre duas vezes em reality show’s de merda duma estação de televisão que mais valia não existir.
Estágio integrado numa licenciatura apostada em criar clones, visando a participação em actividades diversas como actividade política, dirigismo desportivo, diversão nocturna, participação televisiva, entre outras.
PP
Esquizofrenia

Os manuais de medicina estabelecem como sintomas da patologia Esquizofrenia a tendência para a inconstância, para às mudanças repentinas de humor, e a metamorfose rápida e constante de opinião.

Nos últimos dias José Socrátes tem evidenciados perigosos sinais de esquizofrenia. De um estado de alegria contagiante expresso numa megalomania de vitória, passou num ápice, para um comportamento agressivo aos jornalistas perante perguntas mais indiscretas, procurando a fuga apressada.

Por ultimo, e não menos surpreendente, mudou da noite para o dia a opinião face ao orçamento de Bagão, no que diz respeito aso benefícios fiscais. Perante tais comportamentos, o secretariado nacional do PS solicitou já a comparência de uma equipa de psicológicos ao Largo do Rato

António Cipriano
Como estamos pobres

Sou daqueles que, apesar de tudo, acha a actividade política uma actividade ingrata. É ingrata porque os governantes têm uma tendência enorme para o desgaste e para serem facilmente criticados. Isso não me impede de estar, neste momento, pessimista com o que virá a seguir. Por onde começar?
- Santana Lopes - já vimos o que vale nestes 4 meses, foi uma espécie de obra teatral trágico-cómica. Será isso que queremos, mas agora para mais 4 anos?
- José Sócrates - ainda não começou a campanha mas já está a dar uma ideia de John Kerry (pelas piores razões): muda de opinião de uma forma perigosa. Primeiro não falava, agora mais valia estar calado. E faz-me lembrar o George da série Seinfeld, ambos são facilmente irritáveis;
- Jerónimo de Sousa - Carvalhas tinha pouco brilho, pensava eu. Mas, comparado com o actual líder comunista, ele era, na realidade, o senhor carisma. Já para não comparar as posturas de ambos. Ah, e não estamos propriamente em 1917, não é mesmo?
- Paulo Portas - dou o braço a torcer quando me dizem "Portas foi bom ministro". Mas é daqueles políticos que têm tiques ditatoriais, que não se importava nada de estender os seus tentáculos e ofuscar decisivamente o PSD (os cartazes do PP, com a cara de Portas, dizem apenas "Voto Útil", e isto diz muito);
- Francisco Louçã - Prostituição, drogas, homossexualidade, aborto... o plano-mestre do bloco para o nosso país passa por aqui.
Estas algumas das razões para o meu pessimismo. E já não falo no Garcia Pereira, no digaláaomanel (uma ideia óptima, a revisitar! e não, não digo isto a sério), o PNR neo-nazi...
João Pedro

sábado, janeiro 15, 2005

José Sócrates

Sócrates não é rumo para ninguém, nem à direita, nem à esquerda, nem ao centro, apenas é rumo de marcha-atrás.
PP
Post scriptum sobre o post da TVI

Que merda de estação de televisão no mundo, para além da TVI é que perde tempo a entrevistar o tratador do cão e o próprio cão de um recente vencedor de um reality show ignóbil? As manhãs públicas televisivas são realmente deploráveis, cada vez mais agradeço o facto de ter televisão por cabo, o que permite restringuir a tv pública às refeições. Isto tudo no dia em que o diário Correio da Manhã (nome fictício) publica uma notícia de uma página sobre uma porca usada no dito reality show. Serviço público assim? Não, obrigado. Jornalismo de qualidade?
PP
Slogans da campanha

Vejamos o slogan do candidato a Santana, perdão candidato a Primeiro-Ministro pelo PS, José Sócrates: “Agora Portugal vai ter um rumo – voltar a acreditar” e comparemos com o slogan do actual PM: “Contra ventos e marés. A favor de Portugal”. Vêm as semelhanças? Sei que somos um país de mares e marinheiros mas dois candidatos a prometer meter tanta água é demais. Tanta semelhança entre os dois até causa náuseas.
PP

sexta-feira, janeiro 14, 2005

A arbitragem para o Mundial 2006

Nenhum elemento da arbitragem portuguesa vai estar presente no próximo Mundial de Futebol e a imprensa nacional considera isso um cartão vermelho. Então como se explica que o alemão Markus Merk (aquele triste árbitro do Porto – Corunha) tenha sido considerado o melhor árbitro de 2004 e o outro grande árbitro Anders Frisk tenha ficado em terceiro?
PP
A nova programação da TVI

Já está a ser definida por José Eduardo Moniz, o director-geral daquela estação de televisão que tem jornalistas isentos e que não gostam de demonstrar a sua opinião pessoal, a nova grelha diária para Setembro. Quinta das Celebridades IX e X vão ser o prato principal, juntamente com as telenovelas biográficas de 5000 episódios cada sobre a vida de Alexandre Frota e José Castelo Branco. Se algum interesse ainda pode ter certa parte da vida de Alexandre Frota, do segundo nada de bom se espera, muita bichanice, transvestismo e paneleiragem de um ser que qualquer campanha pró-aborto gostaria de ter com o slogan:”Mais vale abortar do que ter um filho assim!”
PP
A Brincadeira

Acabei de ler o primeiro romance de Milan Kundera, a Brincadeira. Gostei. Nele já se nota a sua ironia que Kundera tão bem utiliza. O romance como uma brincadeira impensada modifica a vida de muitas pessoas. Para quem nunca leu Kundera é um óptimo livro para começar. Eu recomendo-o.
PP

quinta-feira, janeiro 13, 2005

Estratégia Eleitoral

Na ultima reunião do secretariado nacional do partido socialista, foi aprovado o vértice da estratégia eleitoral. O documento aprovado por unanimidade e aclamação, privilegia um plano de acção marcado pelo directriz - “Silêncio a Todo o Custo”. Sim o Silêncio. Recomenda-se ao Secretário Geral, falar o menos possível sobre questões delicadas, como o défice, o desemprego, o crescimento económico. Quanto tal não for possível discorrer apenas superficialidade, banalidades, que agradem a todas as franjas do eleitorado.
Em comícios debates e conferências de imprensa utilizar sempre sem excepção ou o teleponto ou um auricular discreto, que permita manter uma ligação constante a António Vitórino, e assim poder repetir para o publico e para a comunicação social, somente as palavras de António Vitórino.

António Cipriano

quarta-feira, janeiro 12, 2005

Assim Não Dá!


Preferia não falar do partido do governo nesta altura, porque não pretendo de forma alguma fazer campanha por nenhum partido, mas devido a tantas confusões e asneiras que têm acontecido nos últimos dias, torna-se imperativo fazer um pequeno comentário sobre o que se está a passar com a construção das listas para as eleições no PSD. Porque ainda agora começaram a aparecer os candidatos e já à trocas de acusações, queixas de traições, de lobbies e outras questões mais. Esta história do convite e desconvite a Pôncio Monteiro foi mais uma acha para a fogueira e veio dar mais uma vez uma imagem de que o PSD não se consegue governar internamente e quem nem consegue vender uma imagem de qualidade para eleitor ver.
Este post poderia incluir ainda mais uns absurdos do PSD, visto que depois disto tivemos ministros que vão “distribuir livros” às praias de São Tomé , para não falar de ministras que acham que não vale a pena ir à Assembleia da Republica ou ainda um ex-presidente de partido que prefere não ter a sua cara num cartaz de campanha, porque não quer ser associado ao actual presidente do partido, nem a esta campanha.
Saibam que assim, nem mesmo com o Eng.º Sócrates a dizer “bardas” como aquela da incineração, que lhe poderá ter costado o Distrito de Coimbra, vão conseguir votos que lhes confira a dignidade que o PSD merece.

António Manuel Pinto Silvério Guimarães

terça-feira, janeiro 11, 2005

Cartazes para Santana Lopes

Perante a recusa de Cavaco, urge reformular os cartazes do PSD. Aqui ficam algumas sugestões.

João Pedro

segunda-feira, janeiro 10, 2005

Eleições na Palestina

Decorreram ontem as eleições para a Presidência da Autoridade Palestiniana. No entanto, o ultimo dia de campanha foi ensombrada por um acontecimento que reflecte por completo o comportamento desleal e pecaminoso de Israel.
Um dos Candidatos, no caso candidato independente Mustapha Barghuthi, ao pretender realizar uma acção de campanha em Jerusalém Oriental, mais propriamente na Esplanada das Mesquitas foi impedido, mais grave ainda, foi detido pelas Autoridades Israelitas. Igualmente os palestinianos que vivem em Jerusalém Oriental para poderem votar tiveram de se deslocar para fora da cidade, tendo que atravessar o muro da vergonha para poder exercer o seu direito.

Estes são apenas um pequeno exemplo das humilhações constantes, da falta de respeito de Ariel Sharon pelos palestinianos.
O dia a dia de qualquer Palestiniano, é o dia a dia de um prisioneiro na sua própria terra. Muros, Postos de Controlo, tanques, casas derrubadas, este é o quotidiano de um Palestiniano.
António Cipriano

domingo, janeiro 09, 2005

Jovens comunistas de 65 anos!


Mostrando um acompanhamento da actualidade pouco habitual para quem ainda vê na URSS o futuro do mundo, a Juventude Comunista Portuguesa teve a bilhante ideia de adaptar as idades dos militantes da JCP dos 30 para os 65 anos de idade. O que temos assim são jovens comunistas de 65 anos, prontos para exprimirem as suas ideias sobre a juventude actual à qual pertencem.
PP
Discurso de um deputado de uma juventude partidária na Assembleia da República sobre as listas de espera dos hospistais (texto fictício qualquer comparação com a realidade não é mera ficção)

"As listas de espera dos hospitais têm nomes, como todas as listas. São listas feitas pelos hospitais, daí o nome. Há outros tipos de listas, como a lista telefónica, a lista de presentes ao Pai Natal e outras listas que não me lembro mas que são diferentes das listas dos Hospitais.
Os Hospitais são entidades públicas e a lista telefónica também, daí que as pessoas tenham acesso a elas. Para que servem as listas de espera dos Hospitais? Certamente não é para telefonar senão seria uma lista telefónica e não uma lista de espera dum hospital. Não sei bem para que servem mas, certamente não será uma lista de compras para o Modelo, Continente ou outro supermercado qualquer. Eu nem sei bem para que serve uma lista de espera dos Hospitais, porque afinal eu só vou lá quando estou doente, como não costumo estar doente não consulto as listas de espera dos Hospitais. Ahhh, dois e dois quantos são? É óbvio são cinco..."
PP

sábado, janeiro 08, 2005

Então é por isso que a ministra não quis ir ao Parlamento

A ministra da educação, Maria do Carmo Seabra (não vale a pena decorar o nome, por razões dolorosamente óbvias), recusou-se esta semana a ir ao Parlamento explicar os desenvolvimentos mais recentes (as conclusões do inquérito da Inspecção-Geral de Finanças) em termos da já famosa (e não pelos melhores motivos, atente-se) colocação de professores.
Esta semana, o jornal "O Independente" publica um artigo intitulado "O que a ministra ocultou". Para se ter uma ideia da situação e dos valores envolvidos, permito-me transcrever os trechos mais sumarentos da referida notícia:
"O concurso de colocação de professores para 2004/2005 custou ao Estado 1,8 milhões de euros apesar de, inicialmente, estar previsto um valor de apenas 600 mil euros." (mais caro e, mesmo assim, mais ineficiente)
"Tão-pouco referiu Carmo Seabra que a opção de publicar, a 30 de Setembro, as listas elaboradas pela ATX... custará ao Estado mais 98 milhões de euros neste ano lectivo."
"Ou seja, devido à escolha da ministra, cerca de sete mil docentes receberão os seus ordenados durante todo o ano lectivo (14 meses), sem leccionarem. O que... perfaz um total de 98 milhões de euros."
O erro da ministra vai custar cerca de 100 milhões de euros ao longo do ano lectivo. Será esta a definição que aparece nos dicionários para "incompetência"?
João Pedro

sexta-feira, janeiro 07, 2005

Inacreditável

O inacreditável sucedeu !!!! Pela primeira vez em 30 anos a GGTP de Carvalho da Silva, assinou um acordo de concertação social com o Patronato!!!! Sim, o comuna Carvalho da Silva assinou um acordo com os Capitalistas opressores do proletariado!!! O mundo está mesmo virado de avesso.

Como devemos interpretar esta acontecimento?
Estará Carvalho da Silva e o PCP, a tentar passar a imagem de forças responsáveis e assim piscar o olho ao PS, para a formação de um eventual governo de coligação? Ou pelo contrario, será a situação economia tão grave e preocupante que leva a GGTP a aceitar um acordo com os “porcos capitalistas” de forma a proteger os trabalhadores do desemprego? Ou será mesmo, que Carvalho da Silva está mesmo louco?

António Cipriano

quinta-feira, janeiro 06, 2005

Dia de Reis

Os portugueses tem razões para estar felizes. O ano de 2005 é o ultimo ano em que não será feriado nacional o Dia 6 de Janeiro – Dia de Reis. Graças à coligação PSD-PPM, e em especial ao grande monárquico do fado, e futuro deputado cantor Nuno da Câmara Pereira, Portugal terá mais um feriado. Segundo fontes seguras, no acordo entre o PSD e o PPM está convencionado a realização de varias festividades no dia de Reis, tais como:
-Gala Monárquica da Discoteca Kremlin com a presença do Rei do DJ
- O desfile no Chiado do Rei, D. Duarte Pio e das suas inúmeras criancinhas, acompanhado pelo regente do reino, o Marques Santana Lopes
- O visionamento do Documentário histórico na RTP da Revolução de 20 de Fevereiro, que o presidente autoritário, sem classe e da plebe Sampaio foi derrubado pelas forças monarquicas da Linha de Cascais
- O Jantar no Guincho, com todas as figuras de nomeada do reino, tais como o Conde Castelo Branco, o Rei dos Frangos, a Rainha do Jetset Lili Caneças, a Duquesa Maya, entre outros, seguido do ofertório dos sobras do jantar aos pobrezinhos.
António Cipriano



terça-feira, janeiro 04, 2005

Afinal, quanto valem PPM e MPT?


É uma questão de se fazerem as continhas, entre outras coisas:
http://online.expresso.clix.pt/opiniao/artigo.asp?id=24748697
Não se riam, que isto é muito sério (pelo menos, para o Santana)!
João Pedro

segunda-feira, janeiro 03, 2005

Post Scriptum sobre 2004

Ao fazer uma retrospectiva de ocasião e apenas de cabeça, corri o risco de me esquecer de grandes acontecimentos. Não quero que isto sirva de atenuante, logo deixo aqui um PS (felizmente sem Sócrates) tentando atenuar as lacunas do último post, sabendo de antemão que ainda ficarão eventos esquecidos.
2004 foi o ano de toda a instabilidade política. Durão abandonou o governo, deixando a criança birrenta com um playboy a fazer lembrar a falta de jeito de Tom Selleck no filme três homens e um bebé. Foi o ano do início do processo Casa Pia que muita tinta ainda promete fazer correr em 2005. Foi o ano em que a cultura em Portugal ficou mais pobre com os já saudosos Carlos Paredes e Sophia de Mello Breyner a partirem.
Foi o ano em que chorei a derrota de Portugal na final do Euro mas vibrei com o Futebol Clube do Porto Campeão Europeu e Intercontinental. Foi o ano em que Sérgio Paulinho e Francis Obikwelu trouxeram duas medalhas de prata com sabor a ouro!
PP
Burocracia

Na noite de fim de ano, num daqueles actos de vandalismo cada vez mais frequentes, partiram-me os dois vidros da porta de entrada da minha casa. Visto ter seguro da casa, tive a necessidade de apresentar queixa na PSP. Confesso que num tinha entrado numa esquadra de policia. Ao entrar na esquadra, vazia de queixosos e de agentes da PSP, foi imediatamente atendido por um agente. Até aqui tudo normal, se é que é normal ter de entrar num esquadra no dia 1 de janeiro!!!!
O grave e mesmo insólito, é que o acto formal de apresentação de uma queixa contra desconhecidos, (que será a seu tempo arquivada) demorou nada mais do que três quartos de hora, 45 minutos. Após o preenchimento de um sem numero de formulários pelo agente e a assinatura pelo queixoso (no caso meu pai), de pelo menos uma dúzia de paginas, lá fomos para casa!!!!

Se para um pequeno caso é assim, como será para um caso complexo? Com tanta burocracia, com tanta floresta de papel e de procedimentos anacrónicos, alguma vez haverá um real sistema de Justiça?
António Cipriano

domingo, janeiro 02, 2005

Mensagem de Ano Novo do PR

Com é usual o Presidente da Republica brindou-nos a 1 de Janeiro com a sua mensagem de ano Novo. De uma mensagem de ano novo espera-se um discurso breve, fazendo uma referência sucinta ao ano que passou, mas acima de tudo o reafirmar da confiança e esperança de um ano novo cheio de vitórias e sucessos para todo o Portugal.

Mas Sampaio, não o fez. Sampaio num discurso longo, comprido, comprido, comprido, enfadonho em mais de 25 minutos falou e falou, lembrado em muito os famosos discursos de Fidel Castro. Sampaio falou de défice, de competitividade, de pactos de regime, de estabilidade política, de crescimento económico, de desemprego, enfim, num discurso típico de um primeiro ministro ou de um candidato a tal, ainda por cima num registo fastidioso. Sampaio equivocou-se por completo. Para completar o ramalhete a Presidência da Republica dois dias antes já tinha disponibilizado o teor da mensagem aos órgãos de comunicação social, retirando assim à mensagem o efeito surpresa, ou importância da mesma.

António Cipriano