terça-feira, fevereiro 28, 2006


Não!! Não é uma brincadeira de Carnaval !!!

O Ministro Boliviano das relações exteriores David Choquehuranca, declarou recentemente que as escolas bolivianas deviam passar a servir aos alunos, folhas de coca, em vez de leite. Segundo o ministro, as crianças precisam de cálcio, e a folha da coca contém mais cálcio do que o leite. Servindo-se de um estudo "duvidoso” afirma, que em cada copo de leite existem 300 miligramas de cálcio, enquanto que em 98 gramas de folha de coca, existem 1540 miligramas de cálcio.

Agora entendi!! Os toxicodependentes são apenas pessoas preocupadas com a saúde dos seus dentes e ossos!!

António Cipriano

sábado, fevereiro 25, 2006


Colonialismo Negro

Fez no passado dia 22 de fevereiro, quatro anos sob a morte do líder da UNITA Jonas Savimbi. Apesar de todos este tempo, ainda não foram marcadas as eleições legislativas e presidenciais em Angola, nem anunciado o inicio do recenseamento eleitoral.
Enquanto isso, José Eduardo dos Santos e uma nomenclatura cleptómana vem delapidando os imensos recursos angolanos, em futilidades, luxos excessivos, contas na Suíça, enquanto o povo angolano vive em condições deploráveis, passando mesmo fome, e dificuldades.
Angola não uma excepção ou um caso particular da África pos-colonização. Efectivamente, grande parte dos países africanos, depois de séculos de opressão europeia, passaram directamente para um novo colonialismo. O colonialismo negro, de uma oligarquias de elites corruptas, maquiavélicas, que vêem o seus povos como meros escravos dos seus desejos de opulência e poder sem limites.

Para quando a libertação de África?

António Cipriano

terça-feira, fevereiro 21, 2006


Teorias Iranianas

Segundo o Embaixador do Irão em Portugal, Mohammed Taheri, para incinerar 6 milhões de judeus seria necessário 15 anos, logo toda a história do Holocausto estava ferida de morte! Só esta infeliz afirmação diz tudo quanto é necessário saber sobre as teorias de Teerão. Primeiro acho que alguém devia explicar a este senhor, que nunca ninguém disse que foram incinerados 6 milhões de judeus durante a segunda guerra mundial. O que foi dito foi que morreram 6 milhões de judeus e que muitos milhares foram incinerados. Outro ponto curioso é que o nosso país protestou, chamando inclusivamente o senhor em questão ao MNE para lhe dar conta do protesto. Mas o protesto quanto eu sei foi insuficiente, deveria ter sido extensível ao ponto de pedir ao cabeçudo diplomata, que pedisse desculpa a Portugal, porque se no Irão, eles conseguem vender estas teorias tudo bem, é lá com os iranianos. Mas pensar que os Portugueses são burros como, por exemplo……os iranianos (só assim por acaso), é um insulto muito grave.

António Manuel Guimarães

O Estúpido da Liga do Norte

Da próxima vez que sentirmos a tentação de falarmos mal dos nossos políticos e do nosso sistema politica, lembremo-nos que em Itália andam ministros a fazer propaganda da sua estupidez, vestindo t-shirts com os polémicos cartoons de Maomé. Certamente que depois de nos lembramos disso a nossa politica vai parecer digna, inteligente e sensata.

António Manuel Guimarães

Ocidentais Versus Islâmicos

Mais uma vez, o mundo vive um momento conturbado no que diz respeito, as relações do mundo ocidental com o mundo islâmico. Primeiro devido à guerra do Iraque, que embora agora não seja demagógicamente considerada uma guerra pelos americanos, continuam a morrer pessoas, tanto civis como militares, o que promove uma grande instabilidade no Iraque, que cada vez mais, parece permanente. Seguidamente temos a saga do Irão, que pretende continuar o seu programa nuclear, segundo o presidente Iraniano esta utilização da energia nuclear é para fins pacíficos. Curiosamente este foi o homem que quando subiu ao poder, disse que Israel deveria ser “riscada do mapa”. O que deixa muito a desejar no que diz respeito aos seus ideais pacifistas.
Depois o Hamas ganhou as eleições na Palestina, um resultado democrático, que não funcionou segundo os desejos ocidentais, que ameaçam já boicotes. Ou seja, depois de anos e anos a exigir eleições democráticas na Palestina, depois destas terem sido feitas e declaradas legais pelos observadores internacionais, liderados pelo antigo presidente americano Jimmy Carter, o mundo ocidental prepara-se para castigar os Palestinianos por estes terem feito o que se lhes exigia. O que não faz muito sentido, porque se o mundo ocidental não queria resultados inesperados, então não andava a “chatear” para fazer eleições, só porque para nós é o mais que certo. Especialmente sabendo que a escolha poderia recair sobre quem prometia vingança e expulsão dos "invasores Judeus".
Por fim, temos a infeliz ideia de um jornal Dinamarquês que decidiu fazer caricaturas do profeta Maomé. Uma ideia infeliz, porque incendiou ainda mais as relações entre os nossos “dois mundos”, muito devido a uma jogada de aproveitamento feita pelos alguns lideres islâmicos fundamentalistas. Este jornal diz que apenas aplicou a liberdade de imprensa e que não “desarma” da sua atitude em defesa da mesma liberdade, ou seja, este jornal tem o mesmo conceito de liberdade de imprensa que a TVI e o 24 Horas, que é a libertinagem no seu sentido mais perverso. Para piorar o problema a Noruega e a França decidiram reproduzir as caricaturas nos seus jornais, o que levou a um aumentar da revolta. Este último acto foi sem dúvidas para mim, um lançar de gasolina para uma fogueira que já estava ateada quanto baste. Até quando é que temos que viver estes tropeções e encontrões de dois mundos tão diferentes, com contextos históricos tão diversos. E até quando, “nós” ocidentais, temos que passar até percebemos que quanto mais metermos o nariz, mais as coisas pioram, pezinhos de veludo e grandes doses de diplomacia se exige, para que isto não descambe num conflito mais grave do que aquele que se pressente.

António Manuel Guimarães

sábado, fevereiro 18, 2006

Ridículo

Ao folhear hoje um tabeloíde português bem conhecido, Correio da Manhã, deparei-me com grandes "notícias", uma o regresso de um reality show com o habitual paneleiro de serviço e com a tia de Portugal, passando-se tudo agora num circo. Aos interessados a participar estão abertas as inscrições para os papéis humanos (chefe de cerimónia, trapezistas, contorcionistas, domadores e até palhaços) pois como se pode perceber, os lugares para animais já estão ocupados.
A segunda notícia é do ex-participante do Big Brother 1 Mário, que foi preso devido a ser suspeito de assaltos à mão armada e fogo posto. Conhecido pela sua frase altamente criativa, genial e original "Tás a ver?", é caso para responder que pelos vistos a polícia estava, mesmo assim custa-me a crer que um rapaz que mal se levantava da cama não tenha preguiça de levantar uma arma.
PP

Nova Lei das Rendas

Não sendo uma lei perfeita a Nova Lei das Rendas é manifestamente uma boa lei. Antes de mais, por dar cobro a uma conjunto de injustiças e situações caricatas que vinham à muito, a minar o mercado de arrendamento em Portugal. Primeiro, pela política do Estado Novo de congelamento das rendas, depois, face às pressões inflacionistas da primeira década do pós revolução, o mercado de arrendamento estava anacronicamente moribundo. Rendas de 10 Euros, ou menos, abundavam no país, impedindo a reabilitação urbana das cidades, em especial dos centros, e empurrando os mais jovens para as periferias das mesmas.
Com a nova lei passa a ser possível uma actualização faseada das rendas, não descurando a parte social, devolvendo justiça ao sistema. Mas mais importante do que isso, com o novo enquadramento legislativo, o arrendamento passa a significar a cedência de um prédio urbano ou comercial, por um período de tempo convencionado. Até agora o arrendamento não era mais do que uma venda encapotada, paga em prestações mensais cada vez mais desvalorizadas.
Outro contributo fantástico da nova lei é o fim dos trespasses. Até então muitos oportunistas em operações especulativas “vendiam” as lojas dos senhorios por valores astronómicos. Com a nova lei esta pouca vergonha termina.
Ai está uma boa medida deste governo.
António Cipriano

sexta-feira, fevereiro 17, 2006


A misteriosa chama da Rainha Loana

Foi com tristeza que acabei de ler este maravilhoso livro de Umberto Eco. Tristeza pelo que foi dito de que este seria o seu último romance. Espero sinceramente que não seja o caso, pois um romancista como Eco escasseia nos tempos que correm. A todos lanço o desafio de lerem este livro.
PP

terça-feira, fevereiro 14, 2006

“Corpse Bride”
Este fim de semana tive a oportunidade de ver a “A Noiva Cadáver” de Tim Burton. Trata-se de um filme excelente, na senda do “Estranho Mundo de Jack” de 1993.
Nos últimos anos temos assistido a uma sucessão de filmes de animação computadorizada, alguns demasiados frios ou mecânicos. Nada disso ocorre em “Corpse Bride”. Tim Burton na sua genialidade, numa simbiose entre a animação via plasticina e as novas técnicas, traz-nos um espectáculo visual notável. O argumento baseia-se num conto popular russo, numa Inglaterra vitoriana sombria. É a estória de Victor Van Dort (na voz de Johnny Depp), que casa por interesse dos pais, e que por acidente, se vê perseguido por uma noiva vindo dos confim do além.
Humor negro, comedia jocosa, sob o pano de fundo de uma bela estória de amor, pode ser uma óptima sugestão para inicio de noite de S. Valentim.
António Cipriano

domingo, fevereiro 12, 2006

Burocracia

O código do IRS (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares), prevê no artigo n.º 89-A, a obrigação dos contribuintes declararem aquisições de imóveis ou automóveis, por valores superiores a 250.000 e 50.000 Euros respectivamente, no âmbito das manifestações de fortuna. Pretende o fisco ter um maior controlo, e assim fiscalizar eventuais fugas fiscais. Num país de impunidade e de evasão fiscal genética, trata-se a meu ver, de uma medida correcta.
Pena é não se ter ficado por aqui. Mas não, o fisco resolveu borrar a pintura. Apesar de a lei apenas prever a obrigação de declaração de compra de casas e carros, superiores aos tectos acima apresentados, exigiu até à passada sexta feira, que os contribuintes declarassem qualquer aquisição, independentemente do valor. Ou seja o fisco, não respeitando a legislação em vigor, abusando do seu poder e praticando uma ilegalidade, estava no caricato a exigir que o contribuinte declarasse a aquisição de carros por valores de 500 Euros, motas de valor de 200 Euros, etc. Actos certamente indutores de fuga ao fisco!!!!
Para além de caricato, esta medida criou confusão ao contribuinte, aumentando a burocracia e o tempo necessário ao processamento da informação. Depois de muitas queixas e azedume dos contribuintes, o secretário de estado dos assuntos fiscais, veio na passada sexta feira dar a mão à palmatória. Ainda bem que o fez. No entanto durante 10 dias, a confusão e a indignação. desnecessariamente invadiram as repartições de finanças.
Mais uma vez o estado português deu uma imagem mesquinha, e de uma mentalidade pidesca. No meu caso pessoal e como nada tenho a esconder vou declarar todas as aquisições, nomeadamente: 5 camisas, 2 blasers, 1 fato, 2 camisolas, 3 DVD, 12 livros.......................................
António Cipriano

sexta-feira, fevereiro 10, 2006


O profeta com a bomba na cabeça

Sinceramente, acho que está tudo maluco. Estava maluco o senhor que fez os cartoons que despoletaram tudo isto (mas qual é o objectivo de uma coisa daquelas, se não a simples ofensa barata?). Estão malucos (são fanáticos, portanto) aqueles que estão a causar distúrbios por causa de uma coisa destas. São malucos (provocadores, acima de tudo) todos aqueles que resolvem voltar a publicar esses cartoons (mas porquê? para quê? para vender mais jornais? para provar que têm o direito de o fazer?).
É claro que a liberdade de expressão é uma coisa fundamental nas nossas democracias, e com a liberdade de imprensa à cabeça. Mas será que a liberdade de uns não acaba quando começa a liberdade de outros? E o que é que isto tem de jornalismo, afinal? Jornalismo não é informar, da forma mais isenta e mais objectiva possível? Veja-se a capa de hoje de O Independente... o que há de jornalístico naquilo?
E, claro, só faltava a comunidade islâmica em Portugal também decidir partir umas montras na baixa lisboeta...
Uma coisa é liberdade de imprensa, outra é bom senso (porquê provocar e dar um pretexto aos fanáticos?). E, afinal, o próprio cartoonista até já pediu desculpa.
João Pedro

segunda-feira, fevereiro 06, 2006


Elefante Branco


Durante décadas, o Alentejo, zona esquecida, e muitas vezes abandonada pelo poder político, pediu insistentemente a construção da Barragem do Alqueva. Esta, era vista como o projecto redentor, que iria contribuir decisivamente para uma agricultura de regadio competitiva e de elevada produtividade, no Alentejo. Para os alentejanos o Alqueva era sinónimo do desenvolvimento que tanto ansiavam, e que iria erradicar a fuga de gente, que vem esvaziado as planícies alentejanas.
Finalmente foi construído !!!!
Mas ao contrario do espirito alentejano, o Alqueva tornou-se somente, em mais um Elefante Branco. O objectivo do Alqueva era a agricultura e o regadio. Mas a realidade é um imenso lago para turistas, maioritariamente castelhanos, que se dedicam à pesca, ao JetSki, e a passeios em mota de agua.
O projecto inicial do Alqueva previa em 2006 investimentos na ordem dos 143 milhões de Euros, para a edificação do subsistema de rega. No entanto, o orçamento do estado apenas consagra 56 milhões. Por este andar o sistema de rega anteriormente previsto para estar concluído, já tardiamente em 2015 só estará finalizado lá por 2030.
Até lá fica, o Alqueva é mais um lago para "camones".
António Cipriano

quinta-feira, fevereiro 02, 2006


Dura Lex Sed Lex

Parece-me a mim, que está na altura de acabar com as brincadeiras e palhaçadas com a justiça em Portugal. Estou farto de ver notícias nos jornais, de pessoas que tentam levar a melhor contra a justiça, indo para tribunal para apelar a que o tribunal autorize ilegalidades e “jogue” a favor dos que pretendem cometer um crime. Estas pessoas parece que não percebem, que a lei é dura mas é a lei. As leis não foram feitas para que todas as pessoas gostem delas, mas para regular o funcionamento da sociedade. Mais grave se torna, quando um advogado diz que vai interpor um recurso contra a decisão do Juiz, quando este se limitou a aplicar a lei. Esperava este senhor que um Juiz fosse contra a lei e autorizasse o casamento de duas mulheres, quando isto é um crime. Que bonita seria a nossa sociedade se funcionasse dessa forma cometia-se um crime o tipo era considerado culpado e ia interpondo recursos, até apanhar um Juiz que lhe fizesse o jeitinho, um Juiz “à maneira”. Assim à laia da republica das bananas, ou de um pais governado por blocos de esquerda. Meus amigos, nós podemos não gostar das leis, podemos considerar as nossas leis injustas, mas a lei é a lei e deve ser respeitada como tal.

António Manuel P. S. Guimarães

quarta-feira, fevereiro 01, 2006


Comendas e Condecorações

O chefe da casa civil da Presidência da Republica, no âmbito de uma missão preconizada por sua excelência, o Dr. Jorge Sampaio, esta a fazer um inventário de todos aqueles que ainda não foram agraciados por uma comenda ou uma condecoração pelo actual presidente, com vista a inscrever seu nome no livro do recordes do Guiness. Depois de Portugal deter no livro dos recordes, o presidente que realizou o maior numero de viagens (dr. Mário Soares), Sampaio procura também figurar no livro, como o presidente que mais comendas e condecorações fez nos últimos mil anos. O relatório preliminar aponta, no universo de 10.000 milhões de cidadãos portugueses, pouco mais de três ou quatro centenas em falta.
Infelizmente parece que o meu nome se encontra bem no finalzinho da lista.
António Cipriano