quarta-feira, abril 29, 2009



Uma nova maneira de interpretar o Fado

Confesso que nunca gostei de Fado. Não tem a ver com a voz de quem canta, não tem a ver com os instrumentos que se usam, nem tem a ver com as letras (algumas delas bem bonitas), tem mais a ver com a tristeza, o pessimismo e toda uma carga de negativismo que transmite. O povo português acaba por ser um povo triste e toda essa emoção está presente no fado tradicional. No entanto, dou por mim a gostar cada vez mais de um grupo de fado, chamado Deolinda. Fados que dão vontade de rir ao ouvi-los, fados que dão vontade de cantar (mesmo para mim que não tenho jeito nenhum para isso). Neste ano de 2009, em que parece que o Presidente da Câmara de Lisboa António Costa quer que o fado seja candidato a património da Humanidade, poderia ser um ano marcante para o fado com o surgir de outros grupos como os Deolinda, para re-inventar, rejuvenescer este estilo musical tão português. Para quê, as fatalidades? Somos todos um povo que teve uma importância enorme na evolução da Humanidade.
PP

sábado, abril 25, 2009

Perolas do PREC

António Cipriano

Perolas do PREC- I

Isto sim verdeiras perolas Hilariantes do PREC.

António Cipriano

Um novo 25 de Abril

O país precisa de uma nova revolução. De uma revolução de mentalidades. De uma revolução nos nossos métodos de trabalho. De uma revolução no nosso sistema de ensino e de Justiça. De uma revolução nos valores que introduza a ética e moral nas nossas elites dirigentes.
Não uma revolução armada, mas uma revolução democrática que usa como arma o voto e que expulse este governo incompetente

António Cipriano

quinta-feira, abril 23, 2009



Entrevista fictícia:





Jornalista a tentar fazer uma pergunta ao Primeiro-Ministro:

- Senhor José Sócrates, o que você tem a dize...

- José Sócrates?? Naaaa, sou o José Pinto de Sousa, o senhor jornalista deve-me estar a confundir... Era porreiro pá, ser o Primeiro Ministro, um dos melhores que este país já teve, mas não sou, deve-me estar a confundir, veja lá que nem sou engenheiro, como poderia ser o Primeiro Ministro...
PP

terça-feira, abril 21, 2009

Bolt e Phelps

Recentemente, numa entrevista, o campeão olímpico dos 100 e 200 metros veio criticar Michael Phelps por ter sido apanhado a fumar marijuana, após a sua excelente performance nos Jogos Olímpicos de Pequim. Até aí tudo bem, cada um expressa a sua opinião, agora ter telhados de vidro e atirar uma pedra é que não, pois Usain Bolt na mesma entrevista admite que já experimentou marijuana quando era mais novo, porque na Jamaica, todos já experimentaram. Estou errado, ou a crítica de Bolt a Phelps é o mesmo que a Cicciolina vir dizer numa entrevista que a Jenna Jameson é muito puta ou, até José Sócrates vir dizer numa entrevista que Santana Lopes foi um péssimo Primeiro-Ministro...

PP

sábado, abril 18, 2009


Obrigado, John Harington!!!


John Harington, desde 1596, ano em que criou a sanita, é um inventor que foi mal agradecido. Como se ouve dizer muito "o inventor mais frustrado do Mundo é o inventor da sanita, porque todos cagam e mijam nele". Logo aqui, mostram a injustiça enorme de que ele é vítima, pois todos sabem quem inventou a lâmpada, mas poucos sabem quem criou a sanita. Assim, deixo eu uma homenagem a este senhor e ao bem que ele, hoje em dia e mais do que nunca, faz à leitura, pois poucas serão as pessoas que não gostam de pegar num livro, num jornal ou numa revista enquanto vão obrar. Obrigado, John Harington!!!


PP

A Sombra do Vento



Confesso que o nome Carlos Ruiz Zafón, não me dizia nada, até um amigo meu me ter emprestado este livro e o ter lido do princípio ao fim. Com um enredo cativante, posso dizer que este livro prendeu-me da primeira à última página. Este autor, fica como um nome a reter em futuras obras dele que sejam publicadas em Portugal.

PP



Eleições e Freeport



A maioria das pessoas, acha que o tempo das eleições é sempre igual, cheio de promessas vãs e sem significado, feita por todos os candidatos. Concordo plenamente com isso, embora, ocasionalmente, surja uma originalidade. Nas últimas eleições autárquicas, viu-se uma nova moda; a moda de eleger autarcas presumivelmente corruptos; Fátima Felgueiras, Isaltino Morais, Valentim Loureiro e Avelino Ferreira Torres. Sendo assim, com tamanha falta de originalidade, não me espantava que fosse o próprio José Sócrates, em ano de eleições, vir levantar o caso Freeport, de forma a tentar assegurar a sua reeleição.
PP
What the fuck are you saying???

Já se sabe que os brasileiros têm muita dificuldade com a língua inglesa, mas aqui entre nós, isto é mesmo ridículo...




PP

sexta-feira, abril 17, 2009



Sigilo Bancário


O regime actual acerca do sigilo bancário encontra-se tipificado no artigo Artigo 63.º-B - Lei Geral Tributária que estipula que:

1 - A administração tributária tem o poder de aceder a todas as informações ou documentos bancários sem dependência do consentimento do titular dos elementos protegidos:)
a) Quando existam indícios da prática de crime em matéria tributária
b) Quando existam factos concretamente identificados indiciadores da falta de veracidade do declarado.
c) Quando se verificar a situação prevista na alínea f) do artigo 87.º ou os rendimentos declarados em sede de IRS se afastarem significativamente, para menos, sem razão justificada, dos padrões de rendimento que razoavelmente possam permitir as manifestações de riqueza evidenciadas pelo sujeito passivo,

2 - A administração tributária tem, ainda, o poder de aceder directamente aos documentos bancários, nas situações de recusa da sua exibição ou de autorização para a sua consulta:
a) Quando se trate de documentos de suporte de registos contabilísticos dos sujeitos passivos de IRS e IRC que se encontrem sujeitos a contabilidade organizada;
b) Quando o contribuinte usufrua de benefícios fiscais ou de regimes fiscais privilegiados, havendo necessidade de controlar os respectivos pressupostos e apenas para esse efeito.
4 - As decisões da administração tributária referidas nos números anteriores devem ser fundamentadas com expressa menção dos motivos concretos que as justificam e são da competência do director-geral dos Impostos ou do director-geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo, ou seus substitutos legais, sem possibilidade de delegação.

Resumindo, no regime actual, já é possível retirar o sigilo bancário sempre que exista uma suspeita ou indício da prática de um crime fiscal. A autorização para o levantamento do sigilo bancário terá de ser emitida não por um juiz, ou um magistrado mas sim, pelo Director Geral dos Impostos.
Ou seja desde 2005, que o levantamento do sigilo Bancário esta tipificado em Portugal.
Compreende-se assim ,que a lei que o governo se prepara para aprovar com base nas ideias do Bloco de esquerda, não traz nada de novo. De novo só o facto de agora em diante, já não ser necessário que a autorização para o levantamento do sigilo bancário vir do Director Geral dos Impostos. Qualquer funcionário, estagiário, pode livremente aceder as contas bancárias dos cidadãos. Qualquer funcionário, poderá saber em que restaurante almoçamos no dia de ontem, quanto gastamos na livraria, quanto gastamos no Pingo doce.
Ou seja, viola-se os valores constitucionais da privacidade e a reserva da vida íntima do cidadão.
O que se ganha em troca?
Mera propaganda e areia para os olhos dos Portugueses, de um governo que aparentemente se preocupa com o combate àcorrupção.
Aumentar os meios humanos e técnicos do Ministério Publico e da PJ? Isso nunca!!!!

António Cipriano

terça-feira, abril 14, 2009


House & Obama


Poucos dias atrás, li nos jornais e vi na televisão que o actor Kal Penn, que é conhecido pelos fãs da série "House" como o Dr. Kutner, ia sair para integrar os quadros da Casa Branca e que ia deixar a série. Apesar de ouvir nas notícias que iria ganhar menos dinheiro do que o que ganhava com a série, não foi isso o que me espantou. O que me espantou é que eu não tendo lido o resumo deste último episódio, que matassem a personagem tão rápido, pensei que ele durasse até ao fim desta quinta temporada. Fui então apanhado de surpresa com um episódio, em que o já citado Dr. Kutner comete inexplicavelmente suicídio. A crítica norte-americana ficou dividida em termos de classificação do episódio, uns criticaram outros aplaudiram. Eu só posso dizer que acaba por ser um episódio fascinante em que as personagens que aparecem lidam com a dor da perda, cada uma à sua maneira, tentando achar um sentido ou significado no absurdo da existência, como diria o existencialista Camus.


PP
Battlestar Galactica - A série re-imaginada

Acabou há alguns dias a série Battlestar Galactica. Durou quatro temporadas, após uma mini-série de 4 horas e, eu que vi esta série re-imaginada e a outra, só tenho a apontar que toda a equipa que elaborou a trama soube sair em beleza. Esta série teve princípio, meio e fim, sempre lógico e nunca se deixou levar em remendos de forma a prolongar-se em enredos sem fim, de forma a continuar temporada após temporada. Acredito que muitos que viram a série original com o saudoso Lorne Greene, possam não ter gostado muito das ideias propostas nesta nova versão. As diferenças são mais que muitas, na versão original, Adama é um líder completo, tanto espiritual como militar, nesta versão Adama é apenas o líder militar; no original, o seu filho Apolo idolatriza o pai, na nova versão não partilham de muitas ideias, existindo muitos conflitos entre ambos; Starbuck no original é homem, aqui é uma mulher, Boomer de afro-americano masculino passou para uma mulher asiática; isto só para citar algumas diferenças. Quem vir esta série de ficção científica, poderá reparar por si mesmo que esta série acaba por ser uma metáfora para o mundo actual, terrorismo e atentados, acabam por ser comuns com o decorrer da série, embora, o que acaba por fascinar nesse aspecto é que tanto os bons e os vilões da série acabam por recorrer a isso, dependendo da situação em que se encontram. Recomendo vivamente, a quem gosta de apreciar boas séries, esta Battlestar Galactica, a série re-imaginada.


PP

Carlos Queirós


O bom do Professor Carlos Queirós, vem dizer em entrevista que Nuno Gomes, não tem o estilo de jogo que se enquadre na actual selecção, nota-se, diria eu. Realmente, o melhor goleador em actividade no campeonato português não pode ter lugar numa selecção que não marca golos pois se marcasse sairia fora do normal. Já agora, com tantos empates a zero, eu diria que Hugo Almeida também não se enquadra bem nesta selecção, especialmente após ter marcado na Taça UEFA o terceiro golo do Werder Bremen contra a Udinese.

A menos que a FIFA subitamente tenha mudado o sistema de vitórias e siga, por exemplo, o sistema de pontuação da Ginástica Artística, então sim, o professor Queirós terá toda a razão do que diz, como não me parece que seja o caso, o bom professor deve estar a virar um novo... Artur Jorge...

PP

quinta-feira, abril 09, 2009



Darwin

Tive recentemente a oportunidade de visitar a exposição sobre Darwin, na Fundação Calouste Gulbenkian. Nesta exposição faz-se uma reconstrução cientifica do processo de descoberta da Teoria da Evolução de Darwin. Trata-se uma mostra dinâmica, com interactividade com o visitante, com animais em que é possível de uma forma simpática aprender muito sobre aquilo que é a humanidade. A Exposição encontra-se patente até 24 de Maio na Gulbenkian.
Visita virtual à exposição em http://www.gulbenkian.pt/index.php?section=119&artId=1632

António Cipriano

quarta-feira, abril 08, 2009

Manuel Pinho não gostava de ser Ministro da Economia...

Bom, pelo menos numa coisa concordo com o Ministro Manuel Pinho, eu também gostava que ele não fosse Ministro da Economia...
PP

terça-feira, abril 07, 2009



Elefante Branco

Ficamos ontem a saber no programa da RTP “Prós e Contras”, pela boca do ministro Mário Lino que os estudos que consideram economicamente sustentável o projecto do TGV, tem como pressuposto um tráfego na ligação Lisboa-Madrid de 7.000.000 de passageiros ano.
7.000.000 de Passeiros ano, ou seja, em media, cerca de 20.000 passageiros diários.
Alguém com juízo pode acreditar em tais números?
Cada vez mais são as certeza que o TGV é mais um elefante branco!!!

António Cipriano

sábado, abril 04, 2009



Requalificação urbana

Sistematicamente os centros das urbes foram sistematicamente se desertificando, sendo hoje apenas habitados por norma, por populações idosas de baixos recursos. Gradualmente um sem número de edifícios, muitos com valor histórico e arquitectónico, foram se deteriorando, contribuindo para centros urbanos envelhecidos, abandonados e degradados. Os sucessivos governos ao invés de apoiarem a reabilitação urbana tem privilegiado politicas de apoio a construção de novos edifícios O resultado foram a criação de subúrbios desordenados, feios, sem espaços verdes ou acessibilidades, com poucos ou nenhuns serviços sociais e o consequente triste abandono dos centros das cidades.
Urge no meu ponto de vista, inverter este cenário. Isto só é possível como a implementação de um verdadeiro programa nacional de requalificação urbano, assente em duas matrizes. Em primeiro lugar um fundo público cujos destinatários seriam as câmaras municipais e os particulares mediante a concessão de empréstimos à taxa zero.
Em segundo lugar a modificação estrutural do actual regime de arrendamento urbano. Existe em Portugal mais de 500.000 casas devolutas, por os proprietários não terem confiança no mercado de arrendamento. Os limites do aumento das rendas, a morosidade dos processos de despejo são graves entraves à recuperação de muitos dos edifícios das nossas cidades. Com uma liberalização real do mercado de arrendamento, os proprietários colocariam as casas no sistema, recuperando-as.
Com estas medidas melhorava-se a imagem das nossas cidades, o que seria uma mais valia em termos de turismo, aumentava-se o emprego na área de requalificação urbana, e combatia-se a desertificação dos centros da cidade.

António Cipriano