sábado, outubro 31, 2009


Astronomia

A NASA anunciou esta semana um novo Buraco Negro de dimensões descomunais na Galáxia Vítor Constâncio, com um diâmetro de pelo menos de 3,5 mil milhões de euros. Os astrónomos dizem contudo que a dimensão definitiva no buraco negro de nome BPN é de momento ainda difícil de determinar, tendo esta semana aumentado em 1000 milhões de euros.

Também no Observatório astronómico do DIAP foi encontrado um novo planeta na galáxia “Corrupção”, baptizado de Armando Vara.

António Cipriano

domingo, outubro 25, 2009

ASTÉRIX 50 anos PARABÉNS

Asterix é de facto, a banda desenhada da qual guardo maiores recordações da minha infância.
Obrigado Albert Uderzo e René Goscinny.

António Cipriano

sexta-feira, outubro 23, 2009

Brincadeira de mau gosto

São poucas as vezes que estou de acordo com Alberto João Jardim. Mas a nomeação de Augusto Santos Silva para o ministério da Defesa só pode ser mesmo um a brincadeira de mau gosto. Sócrates com esta nomeação denota irresponsabilidade e falta de respeito pela instituição militar.
Augusto Santos Silva será um sociólogo, trauliteiro, sem sensibilidade, gosto e total ausência de conhecimentos na área militar que foi feito ministro.

António Cipriano

domingo, outubro 18, 2009

Provérbios, Capitulo 17, Versículo 12!


"A Bíblia é um manual de maus costumes", esta foi a última atoarda desse indivíduo de reconhecido valor mas de carácter execrável que é José Saramago. Depois de dizer este disparate lança mais umas parvoíces dignas de uma mente cansada, diz o prémio Nobel de um país que só ele conhece, a Ibéria, que os cristãos não lêem a bíblia, pois bem, eu além de cristão católico já li a bíblia e tal como eu, muitos amigos católicos também já a leram, um têm até um blog sobre a bíblia (http://bibliadegnaap.blogspot.com). Eu sei que Saramago é agnóstico ou ateu, pouco me importa, mas duvido que ele alguma vez tenha lido a bíblia, primeiro porque ao contrário do Memorial do Convento não é de leitura obrigatória nas escolas, segundo porque ele não ia perceber o que estava a ler porque os sinais de pontuação são bem utilizados e Saramago ficaria certamente baralhado e depois porque para além do religioso tem uma história fantástica, é a História da Humanidade no crescente fértil, desde o neolítico até aos Romanos. Não estou a dizer que começou com Adão e Eva, mas sim que do ponto de vista histórico podemos tirar muitas e valiosas pistas.

Depois gostaria de saber se um homem que tece um comentário destes sobre o maior best-seller de todos os tempos, terá alguma vez lido, como deveria ser regra para as pessoas da sua tendência política, o “Manifesto do Partido Comunista”, um excelente livro, não indica maus costumes, mas não conheço um país que tenha seguido a sua doutrina cujo resultado não fosse milhares ou milhões de mortos e viver numa utopia de sofrimento…Bem talvez naquele país que só existe na imaginação de Saramago, a Ibéria, até pode funcionar…

Espero que quem tenha a paciência de ler estas linhas perceba que nada tenho contra quem nunca leu a bíblia, ou sequer contra quem não é católico, mas não percebo como alguém só por publicidade tem que dizer alarvidades destas nos jornais, especialmente sem nunca ter lido a Bíblia, eu pelo menos não falo mal dos livros do Saramago gratuitamente, eu digo que não gosto porque li, obrigado mas li.


António Manuel Guimarães

sábado, outubro 17, 2009



Elefante Branco

No âmbito da missão patriótica do Euro 2004, foi construído o Estádio Municipal de Aveiro por 62 milhões de euros.
A verdade é que de lá para cá o estádio tem quinzenalmente uma ocupação de 3000 espectadores, dos encontros futebolísticos do Beira Mar, da segunda liga.
Feitas as contas, o estádio custa ao município de Aveiro em despesas de manutenção 50.000 Euros/mês ou seja 600.000 Euros/ano, tendo já importado ao erário camarário deste 2004 mais de 2.500.000 Euros.
Ou seja o estádio transformou-se de sonho em pesadelo financeiro. Um elefante Branco!!!
Muitas vozes em Aveiro levantam-se, exigindo como solução pura e sempre - a demolição total do estádio.
Que este exemplo de mau uso do erário público, sirva de exemplo para os defensores dos TGV`s, jogos olímpicos ou campeonatos do mundo de futebol.

António Cipriano

quarta-feira, outubro 07, 2009

Autárquicas

O poder foi sempre algo distante do país real. Era algo que pertencia a Lisboa. Qualquer decisão local, por mais insignificante que fosse estava dependente de Lisboa. Ora com o poder autárquico os cidadãos passaram a ter junto de si uma instância administrativa e democrático ao seu dispor. Talvez por isso as autarquias são as instâncias político administrativo com que os portugueses se identificam mais.
Tal não invalida que o poder autárquico não tenha nódoas. De facto o urbanismo selvagem, alguma promiscuidade com os interesses económicos locais bem como algum caciquismo estiveram presentes em alguns municípios. Mas o balanço de 35 ano,s de poder autárquico é francamente positivo.
Passados 35 anos, é hora dos cidadãos escolherem no próximo domingo, soluções políticas credíveis, em que o populismo e o caciquismo não morem. Há que escolher entre a responsabilidade o desenvolvimento sustentável e o populismo saloio de “Valentim Loureiro”, “Fátima Felgueiras”, “Isaltino Morais” e “ Avelino Ferreira Torres”

António Cipriano

sábado, outubro 03, 2009

Fomos a Votos


Por questões técnicas às quais eu estive alheio, não pude escrever nenhum post sobre as eleições. Obviamente os meus amigos socialistas devem ter pensado que eu estava tão pesaroso por ver uma vitória de José Sócrates que nem tive coragem de escrever, pois bem, não fosse o meu disco rígido ter pifado e logo no Domingo um post novo teria nascido.

Podemos sempre encarar o resultado das eleições de diversos ângulos, fazer várias teorias, mas os factos são claros, o Partido Socialista ganhou as eleições porque teve mais votos, e todos os restantes perderam, com especial realce para o PSD, um partido de governo que com uma conjuntura favorável não conseguiu fazer passar a mensagem. Mas observando à lupa e bem vistas as coisas a vitória do PS é uma vitória com sabor a derrota, pela primeira vez um governo com maioria absoluta, passa para maioria relativa, ficando a 10 deputados da maioria, o que não deixa de ser uma grande diferença. O PSD perdeu claramente, nem maioria nenhuma e embora tenha ganho deputados face às últimas eleições ficou muito longe do que seria um bom resultado. O CDS ganhou claramente face ao que se propunha, atingiu os seus objectivos e assim desta vez nem cinco táxis chegam para levar todos os deputados do PP para a Assembleia da República. Depois o Bloco de Esquerda, também face aos seus objectivos teve também um bom resultado, reforçou o seu papel no parlamento, considero que também entrou num número perigoso tanto para o partido como para o país. Para o partido, porque um partido com dezasseis deputados torna-se apetecível e o oportunismo muito provavelmente começará a contaminar este partido e um perigo para o país porque nem quero sonhar com um país onde o Bloco dite leis, até porque nem seria um sonho, seria um pesadelo como todas as ditaduras. Por fim vem o PCP, este foi o único partido que embora ganhe deputados, perde estatuto no parlamento, passando para quinta força política, portanto é um derrotado que ganha deputados e por isso fala como se fosse uma vitória, enfim que se poderia esperar de um partido comunista tradicional que não uma vitória utópica. Curiosamente ou talvez não todos os partidos ganharam deputados menos o PS.

Depois deve ser entendido o significado da vitória de José Sócrates, a partir do momento que vence todas as coisas que foram sendo ditas e descobertas ao longo destes quatro anos e meio como o caso do diploma, o caso das casas assinadas, o caso Freeport, o caso das escutas, a situação de desconfiança no funcionalismo publico, as pressões, a policia à porta dos sindicatos, etc… tudo foi perdoado, ou melhor, branqueado, que mais ninguém fale nisso pois o povo português perdoou Sócrates. Eu seguramente não falarei mais nisso, tal como nesta legislatura não farei uma greve que seja ou qualquer outra forma de contestação que não passe apenas pelas palavras escritas. Porque para mim por muito estapafúrdio que me pareça um resultado eleitoral eu acima de tudo aceito a democracia e tiveram a oportunidade de correr com José Sócrates e optaram por o manter no governo.

A perda de maioria é também um sinal claro que os portugueses não querem dar muita trela a Sócrates, querem que governe mas com cuidadinho, é certo que não lhe resta outra opção que não seja substituir os ministros menos populares e assim Mário Lino, Maria de Lurdes Rodrigues, Alberto Costa e Vieira da Silva não vão estar no XVIII Governo Constitucional, ou então o governo não chega sequer aos dois anos, fica provavelmente pelos dois meses. Espero sinceramente que se mantenha Augusto Santos Silva, só para ver o que lhe acontecerá à arrogância com maioria relativa.

Quanto ao PSD, embora não seja de prever mexidas antes das autárquicas, já está marcado um conselho nacional e mesmo que aconteça uma vitória nas autárquicas, a Manuela Ferreira Leite não resta outra opção senão a sua retirada, é a face de uma derrota, só espero que o próximo presidente tenha mais estabilidade e consiga mais consensos, porque com a maioria relativa triplicaram as responsabilidades da Assembleia da Republica, já não bastará dizer que não e o principal partido da oposição precisa de trabalhar.


António Manuel Guimarães



quinta-feira, outubro 01, 2009



Kalashnikov à beira da falência

A fabrica da tristemente celebre Kalashnikov, arma responsável pela difusão de tantos conflitos, esta em vias de desaparecer.
Isto por dividas superiores a 13 milhões de dólares. As causas desta falência advém das dificuldades do governo russo em pagar as encomendas e o substancial aumento da produção pirata desta arma.
Por cada AK-47 originais fazem-se na "candonga" 10 cópias.

António Cipriano