domingo, fevereiro 28, 2010


Aumentos salariais

Perante o descalabro das contas públicos o governo, resolveu congelar os aumentos salariais na função publica no ano de 2010. De facto os gastos com pessoal representam 22% do orçamento geral do estado, o que equivale a 11% do PIB.

Todavia inexplicavelmente o governo prepara-se para abrir excepções à regra de aumentos zero na função publica. ao permitir que algumas empresas do SPE aumentem os salários dos seus funcionários.

Assim o governo perdem a face. Passam a existir funcionários públicos de primeira e de segunda.

O que o governo devia fazer era simplesmente proibir os aumentos salariais em todas os institutos e empresas da órbita do estado.

António Cipriano
Pordata

Nasceu esta semana o site www.pordata.pt
Este permite a qualquer cidadão conhecer de forma simples um conjunto de números e indicadores sobre o nosso Portugal.

Não deixem de visitar

António Cipriano

quinta-feira, fevereiro 18, 2010


Rui Pedro Soares
Com a saída de Vítor Constâncio da Presidência do Banco de Portugal, veicula-se nos corredores de São Bento eventuais nomes para o lugar.
Segundo fontes seguras, um dos nomes mais citados é de Rui Pedro Soares pela seu gabarito técnico, postura ética e currículo vastíssimo na protecção dos interesses mais nebulosos do aparelho socialista em sentido amplo, e dos interesses individuais de Sócrates.
É sem duvida um nome a ter em conta para governador do Banco Central

António Cipriano

segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Liderança
Nos momentos críticos a liderança é factor chave para se ultrapassar os obstáculos.
O líder deve ser alguém que transmita confiança, que difunda nas massas a vontade de vencer. O líder deve ser o elemento agregador das massas em torno de um projecto de desenvolvimento económico. Consequentemente o líder deve ter um perfil deontológico, de valores, princípios, capaz de inspirar as massas.
Portugal vive um momento de particular dificuldade, em que necessita de uma liderança inspiradora e credível. Todavia, tal não sucede. Em vez de credibilidade ,o nosso líder, apenas inspira repulsa, desonestidade politica e falta de ética.

António Cipriano

segunda-feira, fevereiro 08, 2010


Tempestade no Horizonte

Por questões do foro profissional só agora pode analisar com acuidade a proposta de orçamento de estado para 2010.
O OGE prevê para 2010 um deficit de 8,3% do PIB, ou seja um valor de 13.954 mil milhões de euros. Mas o número mais preocupante é o saldo corrente primário. Este indicador, resulta da diferença entre as receitas correntes e as despesas correntes, deduzidas dos juros da divida. Ora o saldo corrente primário é negativo em 5.426 mil milhões de euros. Significa, que o país tem um resultado operacional, ou de uma forma mais simples, um prejuízo na sua actividade corrente, de 5.126 mil milhões de euros!!!! Em 2008 este indicador estava em (-3.316 mil milhões de euros). De 2008 para 2010 piorou em 71%.
Consequentemente a divida publica passou de 66,4% do PIB em 2008 para 85,4% do PIB em 2010, ou seja agravou-se em 19% do PIB, totalizando o valor de 142.000 mil milhões de euros.
Os juros da divida totalizam 5.335 mil milhões (3,2% do PIB) ultrapassando já o valor das dotações orçamentais referentes ao investimento publico. Alias, para pagar os juros da divida é necessário a soma das receitas totais de IRC e de ISP.

Outros números interessantes.
A dotação prevista para o rendimento social de inserção é 495 milhões de euros, valor superior ao previsto para o subsídio de doença.

Mas o mais grave de tudo são as PPP (Parcerias Publico Privadas). Estas são um verdadeiro crime, que colocam em causa o desempenho dos governos e das gerações vindouras. Vejamos os valores previstos nas PPP rodoviárias.:
• 2010 – 382 Milhões
• 2011 – 335 Milhões
• 2012 – 330 Milhões
• 2013 – 532 Milhões
• 2014 – 964 Milhões
• 2015 – 1034 Milhões

António Cipriano