sábado, julho 07, 2012


 Caos na U.E

O Chipre debate-se com um grave problema financeiro, consequência de uma quase “crash” dos seus bancos. De facto, a banca cipriota esta excessivamente exposta a divida grega, razão pela qual as instituições bancárias cipriotas deparam-se com enormes imparidades nos seus balanços, necessitando com urgência de liquidez na casa dos 5 mil milhões de euros (10 submarinos; peço desculpa, mas de algum  tempo para cá, todos os números “grandes” converto-os em submarinos”) sob pena do sistema financeiro  ruir como um castelo de cartas.

Sendo Chipre membro da U.E e da Zona Euro, esperava-se um urgente auxilio por partes das instituições da  U.E.
Sucede que com consequência do “caos” institucional e das “20 cimeiras europeias históricas” ausentes de resultados práticos, o primeiro ministro cipriota Demetris Christofias, solicitou à Federação Russa, um empréstimo de dos 5 mil milhões de euros.
Ainda, não há resposta da Federação Russa, mas com toda a certeza esta não vai perder a hipótese de alargar a sua área de influência, colocando mais um “prego” na estabilidade da U.E.

Que raio de U.E é esta que deixa um dos seus estados membros caminhar “para os braços da Federação Russa”?

Muito mal vai a U.E.!!!!

Os políticos da Europa acordem. E rápido. Sob pena de 50 anos de democracia, paz e desenvolvimento, passarem a ser apenas uma recordação dos livros de história

António Cipriano