quinta-feira, fevereiro 16, 2017

União Monetária


Vivemos de há uns anos para cá crises, problemas, e mais problemas dentro da Zona Euro. Países do Norte que querem controlo das contas públicas, politicas monetárias restritivas, e baixa da inflação. Países do Sul que desejam politicas expansionistas, redução da divida. Enfim, choques de visão estratégica no cerne da Zona Euro.
As vezes esquecemo-nos que a Zona Euro, enquanto união monetária é um  processo muito recente, de inicio da década.
Mas será que existem experiências históricas de União Monetária?
Um exemplo claro de união monetária é o EUA.                                   .
Muitos pensaram que o dólar americano surgiu de um momento para o outro, e tudo ficou bem. Pois bem a história da união monetária nos EUA e do dólar, é tudo menos uma história pacífica e rápida.
Os EUA só tiveram uma moeda nacional eficaz 75 anos depois da entrada em vigor da constituição. No século XVIII existiram graves conflitos monetários entre os estados que compõem os EUA. Os estados do norte pretendiam restrições ao crédito, pouco endividamento. Os estados do sul dos EUA desejam expansão do crédito, inflação, baixas taxas de juro.
Na década de 1820 existiam várias moedas nos diferentes estados — todas se chamavam dólar, mas tinham valores de mercado diferentes, em função da fé existente nas garantias de cada estado.
Graças as diferentes políticas monetárias dos diferentes estados (muitas vezes contraditórias) por volta de 1837, variados estados do sul entram em incumprimento, entrado em situação de bancarrota. Por esta altura oito estado do sul faliram. Os que não faliram, liderados por Nova Iorque e Massachusetts, resistiram fortemente às tentativas de resgatar os incumpridores — e a sua vontade prevaleceu. O resultado foi que a maior parte das dívidas foi eventualmente reestruturada, e algumas foram completamente canceladas. Os credores dos estados em falência incorreram em perdas substanciais.
Veja-se ainda que durante muito tempo nos EUA as resistências a existência de um Banco Central foram muito elevadas, sendo que desde a independência até aos dias de hoje, existiram três tentativas de banco central, fixando-se a Reserva Federal como verdadeiro Banco Central apenas em 1913.
Mark Twain dizia que a “história não se remete, mas rima”.
Talvez a Europa deve olhar para a história americana da união monetária.
António Cipriano