terça-feira, março 07, 2017

Este país não é para velhos nem pobres


Presentemente,  qualquer contribuinte que pretenda usufruir de deduções à colecta em sede de IRS, nomeadamente por despesas de saúde, despesas de educação, despesas com veterinários, despesas com mecânicos ou cabeleireiros, ou mesmo com despesas gerais, para além de pedir que em cada factura conste o seu numero de contribuinte, têm até 15 de Fevereiro de cada ano que confirmar as facturas, e proceder a algumas correcções no site das finanças na plataforma e-factura. Sendo que no período até 15 de Março terá ainda oportunidade, uma vez mais, no site das finanças de confirmar ou proceder a alterações nas deduções pessoais e familiares.
Ou seja, o sistema fiscal obriga o contribuinte a ter de utilizar meios informáticos, acesso ao site da finanças.
Poder-se-à dizer que Portugal esta numa lógica de inovação de novo futuro.
De facto tudo isto é muito bonito.
Porém esquecem-se que existem muitos milhares de portugueses info-excludidos.
Desde logo os mais idosos, muitos que nem sabem o que é um computador.
Mas também muitos portugueses das classes mais baixas que não têm acesso directo à internet nem a meios informáticos.
Sob a premissa errada de um país do século XXI, esquecemos os mais frágeis e desfavorecidos da sociedade. Assim muitos portugueses por não ter acesso as meios informáticos, deixam de beneficiar das deduções fiscais que tem direito (aumentando por esta via a cobrança  de impostos por parte do estado). Trágico uma vez mais, serem os mais frágeis e desfavorecidos os sacrificados. Mas pelos vistos, é esta justiça fiscal que temos.

 António Cipriano

segunda-feira, março 06, 2017

O Hotel com Pior vista do Mundo


Numa altura em que tanto se fala da construção de Muros, o artista “Banksy” resolveu abrir o “hotel com a pior vista do mundo”. Trata-se de um hotel na Cijordânia –Palestiana encostado ao Muro da Cisjordânia construído por Israel.   O Muro da Cisjordânia  é um muro com mais de 700KM de extensão (com alguns pontos com altura de 8 metros), que foi declarado ilegal pelo Tribunal Internacional de Haia em 2004 e que coloca os palestinianos numa espécie de apartheid, isolando território palestinianos.
“O Hotel com pior vista do mundo”,  com sarcasmo recorda-nos não só o drama da Palestina, mas também os projectos loucos dos muros com o muro de Trump na Fronteira com o México.
 António Cipriano