quinta-feira, maio 27, 2004

Porto


Todo o país acordou satisfeito com o feito do Porto. Não é para menos. O Porto só chegou onde chegou, a sua equipa foi a melhor ontem, como tinha sido anteriormente. Deco mostrou a sua rebeldia, marcando um golo, quase a gozar com os adversários tal a sua calma ao marcar o segundo golo. Estão todos de parabéns, excepto Mourinho, cujo comportamento é reprovável. Quem ganha cem mil contos num país como o nosso, com tanto desemprego deveria ter mais respeito pelos adeptos e sócios do clube que o acolheu, quando era o treinador de uma equipa portuguesa mediana.

PP
PORTO - PORTO - PORTO


Ontem 26 de Maio, apesar de Sportingistas dos quatros costados, transfigurei-me por completo num dragão tripeiro, 100% azul e Branco.

Apesar do jogo ter deixado muito a desejar, à que dar os parabéns ao Grande Porto. Como facto negativo só mesmo o comportamento do Mourinho.

E Viva ao Futebol Clube do Porto


António Cipriano

domingo, maio 23, 2004

Viva à Republica

Ontem num fenómeno inexplicável, Portugal viveu a euforia do casamento real. Ruas, lojas, ficaram semi-vazias, visto todos terem ficado pregados ao televisor sob pena de perder picada. Até mesmo o XXV Congresso do PSD na parte da manhã se encontrava semi-vazio de congressistas.

Mas afinal que fenómeno é este? Estaremos todos sobre o síndroma da imprensa cor-de-rosa? Sermos interiormente monárquicos?

Afinal a monarquia é meramente um processo de violação dos Direitos do Homem. Senão vejamos: Segundo a Declaração dos Direitos dos Homem todos quando nascemos somos iguais perante a sociedade. Na Monarquia tal não acontece. D. Filipe quando nasceu tornou-se imediatamente futuro Rei, representante do poder temporal. E baseado em que méritos? Nos seus 36 anos, o que D. Filipe fez pela Espanha, para além de ajudar a lapidar os cofres do estado e sorrir?

É por estas e por outras, que dou graças à Republica em Portugal.
Com a capacidade de D. Duarte fazer filhos, decerto que nunca mais controlávamos o défice.

António Cipriano

sexta-feira, maio 21, 2004

Fim de um Equivoco

À pouco mais de um ano, uma figura cinzenta, a lembrar nas suas acções “Mr. Bean” assumiu o Ministério das Cidades e Ambiente.

Logo no dia seguinte à sua posse, foi possível ver o equivoco, o erro de casting que este tinha sido a nomeação deste senhor.

Pena é que tenha sido necessário mais de um ano para corrigir o equivoco.............


António Cipriano

terça-feira, maio 18, 2004

Tróia

Foi com grande expectativa que eu esperei por este filme. Confesso que Aquiles é a minha personagem mitológica favorita e achei que o filme seria bom. Engano redondo e total. Quem adaptou a Ilíada e toda a mitologia que circunda a Guerra de Tróia, não teve o mínimo respeito pelos fâs e muitas vezes durante o filme, não teve respeito por si próprio, ao escrever coisas completamente absurdas, como mais à frente passarei a expôr.
1- Retiraram os deuses do filme, então porque passam o filme a falar deles?
2- No início Aquiles aparece como o melhor guerreiro de Agamémnon, quando ele estava na corte do rei Licomedes.
3- Não fazem referência ao nome da mãe de Aquiles, a ninfa Tétis, que sendo imortal aparece no filme como uma velha.
4- Briseida não era prima de Heitor e de Páris.
5- Ájax suicidou-se, não foi morto por Heitor.
6- Menelau não foi morto por Heitor.
7- Pátroclo partiu para a batalha com o consentimento de Aquiles, que lhe emprestou a sua armadura e armas.
8- Quando se tem um exército de 50 mil homens, que diferença fazem menos de 50 guerreiros comandados por Aquiles, quando este nem é invulnerável no filme?
9- Onde esta a personagem Cassandra?
10- Tróia só tinha um guerreiro digno desse nome? Eneias, Sarpédon e Mémnon não combateram? Aliás Eneias aparece como um adolescente.
11- Se retiraram a invulnerabilidade a Aquiles, porque é que Heitor tinha tanta certeza de que ia ser morto, se ele era também um grande guerreiro? (estupidez do argumentista)
12- Toda a acção da Guerra de Tróia narrada na Ilíada passa-se no décimo e último ano dela, enquanto que no filme passa-se logo a seguir à chegada dos Gregos e numa questão de dias.
13- Aquiles nunca participou no Cavalo de Tróia, pois nessa altura já estava morto.
14- Aquiles foi morto com uma seta envenenada no calcanhar e não com três setas no peito.
No fundo, apesar dos efeitos especiais e dos bons actores que apresenta, não são bons argumentos suficientes para um argumento completamente desastroso. Obvimente que esta é a minha opinião pessoal, de quem esperava um filme melhor, que estivesse ao nível de um Senhor dos Anéis, e não um filme apenas feito a pensar no lado comercial, que desrespeita todos os que compraram o bilhete para assistir a um filme, saindo outro totalmente diferente.

PP

quinta-feira, maio 13, 2004

Acorda-me


Ontem fui à ante-estreia da peça de teatro "Acorda-me", no Teatro São Francisco em Lisboa. Esta peça baseada em duas peças do meu amigo Luís Costa Pires, vai estar em cena de amanhã a 26 de Junho, de quinta a sábados pelas 21h30. Quem puder vá ver, é o meu conselho. Não por ser a peça de um amigo, mas pela qualidade não só do guião, como dos actores e do encenador. Luís, estás de parabéns! Boa sorte em projectos futuros.

PP
Hoje


O dia está belo. Céu em tons de azul, os pássaros anunciam a felicidade da Natureza. Tenho sono, adormeço a ouvir as aves, sonho a pensar em ti. Um sono suave, de veludo, não em cor de rosa, como se diz na gíria, mas em todas as tuas cores. A cor dos teus olhos, dos teus lábios, a cor do teu sorriso. Tu és o meu arco íris. Ou talvez não. Quem sabe se não serás o pote de ouro no fim do arco íris.
Sinto-me feliz. A natureza é mágica, a realidade é linda. Como tu. Tu és um gesto, uma palavra, um momento. És mistério. Bruma que me envolve a mente e fascinas-me. Hoje está um belo dia. E eu estou embriagado. Não por álcool, não pelo assombro da beleza deste dia, mas por ti. Por ti. Não ser definido, mas pelo teu gesto, pelas tuas palavras, pelo momento, por ti....

PP
António Champalimaud


Fica aqui a homenagem a um grande homem que muita falta vai fazer a Portugal. António Champalimaud foi desde cedo um visionário que acreditou em Portugal, nas suas capacidades e em sectores como a industria, em que muitos ainda hoje duvidam.

Com o 25 de Abril foi espoliado de muito do seu património. Mas não esmoreceu. No Brasil, apostando na Agricultura e na Industria reconstruiu o império, voltando a Portugal na década de 90, tendo comprado ao estado os seus antigos Bancos.

Agora que faleceu, surpreendeu-nos com mais um acto de grandiosidade. Deixou 500 Milhões de Euros (100 Milhões de Contos), o equivalente a 0,4% do PIB português, metade da riqueza que se espera criar no país só este ano, para a criação de uma Fundação para Investigação Cientifica no âmbito da Medicina.


António Cipriano

terça-feira, maio 11, 2004

Existência

Frustração, Amor, Paixão, Inveja, Vingança, Compaixão, Pena, Medo - sentimentos que entrelaçam a alma, num novelo de dias e dias de existência terrena e que condicionam o nosso caminho e tudo o que vive em nos.

É por este caminho, ora solitário ora de relações mais frias ou sentimentais, de dias, anos, décadas que a nossa personalidade se vai moldando num de dois sentidos de uma Bifurcação:
- O caminho da luz, realização pessoal e humana

- O Caminho da solidão, das trevas, das fraquezas humanas

Oxalá que tome o caminho certo.............


António Cipriano

segunda-feira, maio 10, 2004

Democracia Americano no Iraque

Ao ver as Fotos chocantes e horríveis que tem invadido os jornais e telejornais nos últimos dias, dos prisioneiros iraquianos pergunto-me:

É esta a democracia que os Sr. Bush tanto apregoa?

António Cipriano


sábado, maio 08, 2004

Privatização da Galp

No momento presente, encontra-se em fase final de concurso, a privatização de parte do capital social da Galp. Devido à importância e dimensão da empresa, o apetite pelo assumir do controlo da empresa é grande, existindo quatro candidatos à privatização da mesma.
Uma das empresas concorrentes trata-se da Luso-Oil, consorcio de varias empresas, representado pelo Eng. Angelo Correio, a qual é detida em 60% pela Carlyle. A Carlyle é uma empresa especializada em gestão de fundos tendo como principais investidores, altos membros do Partido Republicano Americano, entre os quais a Família Bush, e o antigo Embaixador Americano em Portugal, no Período do PREC, Frank Carlucci.

Acontece que no âmbito da estratégia da Carlyle a Luso –Oil, constituiu a Caixa Geral de Depósitos como Consultor primeiro, e depois como Financiadora da Operação.

A Caixa Geral de Depósitos é um Banco 100% Publico. A decisão de financiar a Carlyle, a qual envolve elevadíssimos recursos, aos olhos de qualquer mortal, dificilmente poderia ser tomada exclusivamente pelo Concelho de Administração sem consultar o accionista, neste caso o estado, ou seja o Governo.

Obviamente que a conclusão natural, seria que o governo deu aval a operação. E se deu aval a operação, isto implica que o governo já tomou uma decisão final do vencedor do Concurso.
Teríamos então um concurso viciado, só para o Zé ver............

No Parlamento Primeiro ministro visivelmente perturbando negou por completo que a Carlyle esteja a ser beneficiada.

Pode ser que todo este raciocínio, que apesar de lógico, não tenha nada de verdade. Que o governo ainda não tenha tomado uma decisão. E que a escolha do parceiro estratégico para a Galp seja escolhido com base nos interesses da Galp e de Portugal.

Vou dar o beneficio da duvida a Durão Barroso e confiar na sua honestidade. Mas mesmo que assim seja, lá diz o Povo: “ A mulher de César não basta ser seria, é também preciso parecer

António Cipriano

quinta-feira, maio 06, 2004

Prémio Mística 2003/04



Se alguém merece este ano o Prémio Mística, esse alguém é o Sporting. Depois de tentar, tentar e tentar, a 3 minutos do fim conseguiu garantir o terceiro lugar na SuperLiga.



PP
Debate na Assembleia da República

Gostei, no dia 30 de Abril, (este post foi escrito nesse dia, mas só hoje dia 6 de Maio é que consegui publicá-lo), de ver, de manhã, o debate na Assembleia da Republica. Este debate, onde o nosso 1ºministro estava presente, servia para debater a entrada dos novos 10 membros da União Europeia. Mas curiosamente ou talvez não, serviu para tudo menos isso.
Para começar, ouvi uma comunicação do deputado do PP Telmo Correia, que foi nada mais nada menos, do que uma bajulação publica ao governo e um ataque serrado a todos os partidos da oposição, não referindo nada sobre a entrada dos novos membros da U. E. Isto foi seguido, claro está, de um agradecimento do 1º ministro a este deputado e depois de um breve comentário de Durão Barroso sobre factos das comemorações do 25 de Abril, dizendo que pela 1º vez havia sido atribuído aos ex-combatentes uma “manifestação governamental” pelos serviços prestados (acredito que ele estava r da sua visita a Moçambique, quando deu vivas aos “ heróis da independência nacional de Moçambique...........pois, aqueles heróis que mataram soldados portugueses, porque embora sejam heróis, foi à custa dos nossos militares e do nosso País, País de onde ele é 1º ministro, mas enfim....). Depois falou um pouquinho da União Europeia e criticou o PCP pelo seu radicalismo (hehehehe). E (espantem-se os que me conhecem, porque pela 1ªvez vou falar bem do Carvalhas) logo levou a resposta de Carlos Carvalhas, que no seu inconfundível sotaque beirão, lhe recordou da sua antiga militancia no PCTP/MRPP e das suas antigas convicções e atitudes.
Isto tudo para dizer, que mesmo de estar à um tempo sem ver AR/TV, continuo a par do que por lá se passa, está tudo igual, ou seja, não se fala dos temas propostos, ou são remetidos para segundo plano, serve para fazer ataques partidários e para politiquices baratas, e para não discutir o que interessa.
Até quando é que isto vai continuar assim...............


António Manuel P.S. Guimarães

segunda-feira, maio 03, 2004

Azia

Confesso que não estava com grandes esperanças para o jogo de ontem. Talvez devido as ultimas duas exibições, acreditava pouco no meu Sporting.

Sporting lá perdeu pela 3 vez consecutiva, mas não é menos verdade que o Sporting fez uma óptima exibição, em que não é possível apontar nada aos atletas.

Talvez por isso terei ficado com uma sensação de azia, provocada essencialmente pelo Moreira.

Mas enfim, é futebol.............. Ganha não o Justo mas, quem tem a sorte de seu lado...........

E ontem a sorte foi do Benfica....

A nos adeptos do Sporting, resta-nos sofrer como é nosso apanágio, e esperar pela vingança no próximo ano.

António Cipriano

sábado, maio 01, 2004

Notas dispersas


Nada de especial se tem passado comigo, logo não publiquei posts. Hoje apeteceu-me escrever algumas notas sobre os meus gostos pessoais. Uma da manhã de terças e quartas, não perco no canal AXN, os epiódios do CSI e CSI Miami, duas séries excelentes. Quintas-feiras antes de sair de casa, a série telvisiva que não perco passa na Fox, o Sete palmos de terra. Gosto da nova publicidade da Nike. Se o Futebol fosse sempre assim era mais divertido, infelizmente a selecção portuguesa marca quatro golos e empata dois a dois.

PP