
Pensamento do dia
"Lágrimas não são argumentos." - Machado de Assis
PP
Blog de pensamentos duvidosos por Paulo Pinheiro, António Cipriano, António Guimarães, João Pedro e André Lemos.
Primeira Semana de Campanha
Estamos em plena campanha eleitoral para o parlamento europeu. Todos os candidatos vão tentando fazer valer os seus argumentos. Ilda Figueiredo do PCP tem a conversa do costume, ataques ao sistema neo-liberal, acusações ao governo e aquela conversa da defesa dos trabalhadores. Miguel Portas do BE também mantém o discurso tradicional do seu partido, temas fracturantes e ataques à actuação do governo nos casos do BPN e BPP. Quanto ao PSD Paulo Rangel vai falando nas falhas do governo, da crise económica em que o país vive e da crise social que se vai fazendo sentir. Nuno Melo vai falando sobre o federalismo europeu que o seu partido considera errado. Assim justiça seja feita o PP foi o único partido que falou sobre a Europa esta semana, todos os outros centraram-se em questões internas.
Já no PS Vital Moreira não se centra em coisa nenhuma que seja relevante, mostra o porquê de ter entendido abandonar a politica em 96, o homem de facto, deve ter mais jeito para cantar do que para a política. Ataca tudo e todos, todos os outro, como não são socialistas ou são revolucionários ou reaccionários, o PSD é o culpado do estado actual de coisas, assim como se tivesse governado os últimos anos com maioria absoluta, diz também que todos os outros estão desesperados porque o PS está a ganhar em toda a linha, inclusivamente nas sondagens, portanto aquelas duas últimas sondagens de grupos diferentes que dão um empate técnico entre PS e PSD e mostram todos os partidos a subir, à excepção dos socialistas, é uma vitória para o Avô Cant…herr…desculpem mas têm que concordar que são parecidos, Vital Moreira, bem e se virmos bem até é, pois com a vulgaridade das palavras de Vital Moreira, que não dá uma proposta séria que seja, que só diz banalidades, seria de esperar que o seu partido tivesse descido mais. E parece que começa a nascer uma certa inquietação nas hostes socialistas, senão vejamos, Sócrates anda a fazer campanha, aliás não tem tempo para o Parlamento e para tentar remendar a situação grave do país, mas tem para tentar salvar os estragos de Vital, de tal forma que nos últimos tempos parece que é ele o candidato. Depois Vital já desperta algumas palavras de repúdio de pessoas do PS como Maria de Belém, que recusa as acusações que este candidato fez ao PSD, sobre o caso BPN. Parece que apenas é apoiado por pessoas questionáveis como José Lello, um indivíduo que faz sempre questão de mostra o seu carácter, sim porque lá por ele ter um péssimo carácter não significa que não o tenha.
Portanto, o que se pede para esta semana de campanha? Em primeiro lugar que parem com as questões internas e discutam a Europa, sim porque estas eleições são para o Parlamento Europeu. Depois que Sócrates vá fazer aquilo para que é pago, mesmo que seja com a miséria de €5000 mensais e vá responder no parlamento sobre soluções para os graves problemas de que o país padece, que não são poucos e que urge encontrar soluções. E já agora que venda ai uns Magalhães para tentar ajudar o orçamento de estado.
António Manuel Guimarães
Através do Programa Novas Oportunidades, prevê-se que até final do presente ano lectivo, 70 % dos piaçabas inscritos concluirem o 12º ano. São dados preocupantes visto que com a conclusão do 12º ano muitos piaçabas não quererão ser... piaçabas. Muitos estão a pensar prosseguir os estudos e outros quantos pensam passar a um novo patamar profissional, havendo já manifestações de piaçabas que querem ser considerados esfregonas de plenos direitos e deveres. Com a mais que certa crise de piaçabas nas casas de banho portuguesas, prevê-se que a solução passe por pôr os pincéis de aço no lugar dos piaçaba. No entanto, prevê-se o aumento do desemprego ao nível das esfregonas, algo na ordem dos 20%, devido ao baixo preço praticado pelos piaçaba.
Enfim, um livro que a recomendar, só em dias de diarreia abundante, assim fica-se também a apreciar uma diarreia mental...
PP
PP