
Rescaldo dos 5 principais candidatos em Gato Fedorento - Esmiuça os Sufrágios
Ontem, finalmente, foi feita a entrevista de Jerónimo de Sousa no novo programa dos Gato Fedorento. Assim, pode-se avaliar o resultado final das entrevistas dos cinco principais candidatos. Pessoalmente, acho que de forma humorista, podemos avaliar melhor a personalidade, carácter e convicções de cada um dos candidatos, do que com uma grande série de debates, com grande preparação para as perguntas que se adivinha que virão a ser feitas.
José Sócrates - deu-me a ideia de uma pessoa cínica, de personalidade multi-facetada e imensamente falso. Ricardo Araújo Pereira (RAP) colocou algumas questões difíceis e Sócrates respondeu sempre com um humor forçado e banal, tentando parecer simpático. Não posso dizer que gostei muito dele.
Manuela Ferreira Leite - sinceramente posso dizer que gostei. Por detrás daquela cara sisuda e um pouco receosa, revelou-se uma mulher com sentido de humor que esteve à altura das questões que RAP lhe colocou, que diga-se foi a entrevistada que ele mais tentou espremer.
Paulo Portas - esteve ao seu nível. Um homem muito inteligente que, por vezes, dá a ideia de estar no partido errado, pois seria muito mais significativo num partido de maior projecção. As questões de RAP nunca o incomodaram, pelo contrário, pela forma que respondia virava a questão contra o apresentador.
Francisco Louçã - nada revelou de si próprio, tanto mais que aquela entrevista, nem entrevista se pode chamar. Completa sub-serviência de RAP, dando pano para mangas para Louçã brilhar. Este foi, de longe, a pior de todas as entrevistas.
Jerónimo de Sousa - mostrou-se um homem humilde, um homem do povo que subiu na vida à conta do seu trabalho. Esta entrevista, não foi uma entrevista para colocar perguntas difíceis e embaraçosas, tendo RAP mostrado imenso respeito por ele.
Para acabar, como programa, se exceptuarmos as últimas entrevistas, o nível é muito bom. Já se sentia falta do humor dos Gatos. Quanto à sua mais que marcada parcialidade em relação aos candidatos, isso infelizmente não é um defeito só deles. Se virmos o Daily Show, o programa de TV que mais se assemelha a Esmiuça os Sufrágios, a sua parcialidade para os democratas também é gritante.
PP