
História de Portugal
Nas nossas livrarias temos uma nova História de Portugal numa perspectiva contemporanea e actual dos nossos nove seculos de identidade comum.
Blog de pensamentos duvidosos por Paulo Pinheiro, António Cipriano, António Guimarães, João Pedro e André Lemos.
Tetro é o último filme de Francis For Coppola.
O filme centra-se nas relações muitas vezes turbulentas do universo celular que é a família. Em Tetro temos uma família, que convive dramaticamente com uma pirâmide de males entendidos, sob o pano de fundo da rivalidade. È por via da rivalidade que o talento e a genialidade se assume com um veneno que corrói todos os personagens da família. A medida que o filme se desenrola os segredos, as mascaras familiares vão caindo.
E quantas famílias comuns não vivem sob pretensas mascaras de um felicidade inexistente?
António Cipriano
“Quando a deputada, doutora Manuela Ferreira Leite disse que o primeiro-ministro estava a mentir, demonstrou que tinha conhecimento prévio sobre as escutas…”
Estes são os argumentos que o vice-presidente da bancada parlamentar socialista, Ricardo Rodrigues, utilizou para atacar a oposição. Assim, não importa se José Sócrates é um mentiroso, não importa se ele está em tudo o que é sujo neste país, não importa se ele mentiu descaradamente no parlamento quando disse que não sabia nada sobre a compra da TVI, porque para os socialistas é o cartão rosa que dá atestado de honestidade. Aliás, com este argumento a única coisa que Ricardo Rodrigues provou é que reconhece que José Sócrates é mentiroso e que o principal partido da oposição é que age mal porque percebeu, como alguns portugueses minimamente informados, que Sócrates sabia dos negócios entre a PT e a Media Capital.
António Manuel Guimarães
Este Fim de semana tive a oportunidade ver o ultimo filme de Spike Lee, “o Milagre de Santa Anna”
O filme conta a historia de um grupo de soldados americanos que pertenciam a 92 companhia na 2º guerra mundial Divisão também conhecida como "Buffalo Soldiers", composta somente por soldados negros. Estes apesar de darem a vida pelo seu país, consideravam no seu intimo que esta era guerra que lhe não lhes pertencia, visto ser uma guerra de brancos.
Depois de uma batalha, quatro soldados perdem-se numa pequena cidade da Toscânia chamada Sant'Anna di Stazzema, para salvar uma pequena criança italiana
Daqui nasce uma intensa relação de amizade entre os soldados e a população italiana. Em certo momento um dos soldados constata que apesar de estar num país distante, pela primeira vez é respeitado por todos, não tendo a cor da pele qualquer tipo de interesse para as populações italianas.
António Cipriano