sexta-feira, abril 30, 2010

É uma questão de estilo

Mesmo depois de ver todos os índices e de todos saberem que a situação económica do nosso país é extremamente delicada, José Sócrates diz que vai manter todas as grandes obras públicas, entre elas o TGV e eu finalmente hoje compreendi o porquê, José Sócrates quer afundar o país em grande estilo e a alta velocidade.

António Manuel Guimarães



segunda-feira, abril 26, 2010


Mais valias no mercado de capitais

Até ao momento as mais valias referentes aos mercados accionistas eram tributados da seguinte forma:
- Acções detidas à mais de um ano, os ganhos que ocorram na venda, estão isentos de imposto
- Acções detidas à menos de um ano, os ganhos estavam sujeitos a uma taxa liberatória de 10%

Muitos em que eu me incluo, criticavam este regime, tendo em conta que a tributação dos ganhos em bolsa ser diminuta. Configurando assim, uma discriminação face a que tem rendimentos do trabalho ou prediais, os quais não estão sujeitas a nenhuma isenção. Estes, estão sujeitos ao englobamento, e por esta via, a uma taxa de imposto, muito, mas muito superior aos 10%.

O governo resolveu agora mudar o regime fiscal das mais valias.
Foi proposto pelo governo uma taxa liberatória de 20%. Acho a medida correcta no sentido da justiça fiscal.
Mas, enfim, existe sempre uma mas. Fiquei mais tarde a saber que vão estar isentas de tributação as sociedades gestoras de participações sociais e os fundos de investimento mobiliário. Ou seja 79% dos investidores bolsistas vão estar isentos. A taxa de 20 % apenas vai tributar os de sempre......... os pequenos accionistas...............

Mais uma vez o dito governo socialista vive de aparências.
A correcta justiças fiscal fica mais uma vez por fazer.

António Cipriano

quinta-feira, abril 22, 2010


Surpresa na eleição do Novo Governador do Banco de Portugal

Pelo menos pessoalmente foi uma surpresa a nomeação de Carlos Costa. Aliás qualquer nome que fosse eleito sem ser o de Rui Pedro Soares, para mim era uma surpresa...

PP

quarta-feira, abril 21, 2010

Crise

Quando se fala das razões para a grave crise que Portugal vive podemos encontrar muitos culpados. Podemos culpar a crise internacional, podemos culpar o 25 de Abril, podemos culpar Salazar, podemos culpar a falta de produtividade, podemos culpar os desequilíbrios sociais, podemos ao fim e ao cabo culpar o que entendermos. Depois podemos ver a realidade e ver que a culpa passa pelo sistema português, cada um safa-se como pode e não se preocupa nada com o país, quem poder tirar em proveito próprio tira e depois encontramos noticias como esta http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/parlamento-vai-pagar-viagens-de-ines-de-medeiros-a-paris_1433247

Portanto, uma senhora, que pode ser muito respeitável, mas de quem eu nunca ouvi nenhuma opinião, acto louvável, ou qualquer coisa que indique que ela seja indispensável ao país tendo a seu favor o facto de ser vice-presidente da bancada do Partido Socialista. Portanto o nosso país encontra-se a ser bombardeado com a estupidez das empresas de "Rating" que levaram o mundo para a crise mundial e agora por não terem crédito divertem-se a atacar países, em dificuldades por causa de um "PEC" que nos impõem restrições, congelamentos e cortes no que a ordenados diz respeito e esta senhora, só porque tem uma casa em Paris tem direito a receber uma fortuna semanal, sim porque o que ela vai receber só por isso é mais do que o ordenado que muitos portugueses recebem por mês. Portanto este caso é um exemplo do que realmente prejudica o nosso país, o despesismo, Portugal é de facto um país que apoia o despesismo, onde se mente descaradamente, ou onde se ilude as coisas para roubar o mais que se pode. Despesismo atroz porque este é apenas um exemplo de muitos casos, mais há, como directores gerais nomeados pelo estado que por ano facturam 3 milhões de euros e que acham um atentado falar em retirar os prémios no futuro. Gente que fica nos bastidores e assina papeis que destina milhões e que não se importa que com isso estejam a matar o futuro do seu país. Inês de Medeiros para mim é o cúmulo, porque uma magistrada da nação, uma deputada, que devia ter o mínimo de espírito patriótico tem apenas o espírito do seu bolso. Só pelos primeiros 8 meses esta senhora vai receber mais de 16.000 Euros em ajudas só por dizer que vive em Paris. Relembro quando comecei a trabalhar na Região Autónoma dos Açores e me contavam que por eu ser do continente tinha direito a ajudas de custo, eu já sabia que essas ajudas tinham acabado uns anos antes, portanto eu efectivamente sou do continente, obviamente não vou a casa todos os fins-de-semana, mas vou uma vez de três em três meses e meio, sem ajudas porque o governo acha que não tem dinheiro, para patrocinar as minhas viagens, bem certamente não terá, porque gasta com quem não precisa e apenas vive de chular o estado que jurou defender e fazer o melhor possível. Lembrar-me-ei desta noticia sempre que Teixeira dos Santos me vier dizer que vivemos um período de dificuldades e é preciso apertar o cinto.

P.S. Apenas para dizer que a imagem foi retirada do blog http://toucamosca.blogspot.com/

António Manuel Guimarães

sexta-feira, abril 16, 2010


Tolerância de Ponto

Num país que vive um grave crise económica, onde a falta de produtividade é um problema endémico da nossa economia, o nosso “responsável” governo decidiu conceder tolerância de ponto no dia 13 de Maio em todo o país e tolerância de ponto no dia 11 de Maio em Lisboa e 14 de Maio no Porto.
Tudo isto para que os portugueses possam celebrar a visita papal. Alegra-se o povo, santifica-se o país!!
Que se dane o deficit, a competitividade, o crescimento económico, a divida publica!!!

António Cipriano



Milagre da Multiplicação

Num país de deficit, a câmara municipal de Lisboa demonstrou a todas que é sempre possível fazer pior. Em Outubro de 2009 apresentou um passivo de 1500 milhões de uros. Voltados poucos meses o mesmo executivo camarário apresenta um passivo de 1950 milhões de euros, ou seja temos uma agravamento de 450 milhões de euros!!!
E quem irá pagar este buraco negro? O que vos parece?

António Cipriano

sábado, abril 03, 2010


VÍtor Constâncio eleito novo Director-Geral da ONCE

Apesar de português, Vítor Constâncio surpreendeu toda a Península Ibérica com o facto de ser o cego com maior cargo de toda a Península Ibérica. Daí que tenha sido eleito pela ONCE (Organización Nacional de Ciegos de España) como o seu novo Director-Geral. Relembramos aos mais distraídos que além de director-geral na Once, vai ser Vice-Presidente do Banco Europeu, a partir do próximo mês de Junho...

PP

As acções são de quem as pratica

Sinceramente, gostei de ver ontem no final do jogo Sp. Braga - Vit. Guimarães, o treinador Domingos Paciência a reclamar com a arbitragem, batendo incessantemente no relógio, a dizer que já passavam 3 minutos para além dos 4 minutos que tinham sido dados e que além disso, a grande penalidade que favorecia a sua equipa não existia. Foi uma atitude digna e exemplar. Esperem! Estou a confundir! Essa atitude de Domingos Paciência foi no jogo anterior com o Benfica onde protestava por o golo ter sido marcado 15 SEGUNDOS, depois de o árbitro ter dado um minuto de compensação. Ontem, pelos vistos 3 minutos depois da hora já lhe fazia perfeito sentido.

PP