terça-feira, junho 22, 2010


Ainda com o Mundial...


Ao contrário da minha opinião anterior, este Mundial começou muito bem ao nível das arbitragens na 1ª jornada... mas foi sol de pouca dura. Na 2ª jornada começaram erros grosseiros que estão a criar resultados: penalty para a Itália sem o ser que deu o empate contra a "fortíssima" Nova Zelândia, os Estados Unidos ficavam com um pé nos oitavos se não tivessem anulado um golo limpinho, a Argentina ganhou 4-1 à Coreia do Sul, mas quando o jogo estava aberto e a puder haver golos para qualquer lado, a Argentina marca o terceiro golo em claro fora-de-jogo e no domingo, o Brasil teve Luís Fabiano a substituir o Thierry Henry e a marcar um golo a dois tempos com a mão. Começam a ser erros crassos, sempre para as selecções mais fracas. Uma última nota para a selecção francesa: estou a ADORAR todas as peripécias em torno da selecção gaulesa e só tenho um desejo que todas as campanhas francesas em Europeus ou Mundiais sejam assim. Já agora, se quiserem fazer mais um favorzinho, era sairem deste Mundial sem nenhum golo marcado. Quem me conhece sabe que detesto a selecção francesa, mas pensava que era dos poucos, afinal a cada dia aparecem mais pessoas a manifestar o seu desprezo por esta "selecção" que foi colocada no Mundial por favor e que agora está a pagar a factura de ser uma selecção fraca e sem qualidade, mas que os 2 dirigentes máximos do futebol (Blatter e Platini) teimam em colocá-la nos grandes certames ao colo.


PP

sexta-feira, junho 11, 2010


Começa hoje (mais um previsível) Mundial vergonhoso

Hoje tem o seu início, o Mundial de Futebol 2010 na África do Sul. O quarto Mundial que se inicia com Joseph Blatter à frente dos destinos da FIFA. Se já se dizia que os Mundiais de Futebol do tem po de João Havelange eram tendenciosos, não sei o que dizer destes últimos três Mundiais sobre o "reinado" de Blatter. Para começar em 1998, Mundial em França, onde a França foi sempre levada ao colo até à final, tendo aí vencido de forma clara uma formação que era claramente superior, mas misteriosamente apática, de quem foi dito na altura, que lhes tinham prometido a vitória no Mundial de 2002, se entregassem a vitória à França. Verdade ou não, o que diziam as más línguas realizou-se, em 2002 as arbitragens foram do piorio, mesmo escrevendo já a 8 anos de distância lembrou de vários exemplos: o Brasil na fase de grupos ganhou 2-1 à Turquia com um penalty marcado a castigar falta que aconteceu mais de 2 metros fora da grande área e a 3 minutos do fim, a eliminação da Espanha e da Itália, depois de inúmeros foras de jogo mal tirados aos pés da anfitriã Coreia do Sul. Assim, chegámos ao Mundial 2006, o Mundial em que a Itália foi recompensada (podia ter ficado de forma nos oitavos de final contra a Austrália, não tivessem tido uma arbitragem tendenciosa que lhes valeu não terem tido um jogador expulso e penalty contra eles quando o resultado estava em 0-0) e a França que foi recompensada depois da desastrosa experiência no Mundial anterior, com a conversa que já cheirava mal de tanto ouvir "Se a França perde é o último jogo do Zidane", em que fomos vítimas de mais um penalty contra a França, deixando assim a selecção portuguesa a 1 jogo da final. Visto isto, o que podemos esperar deste Mundial? Possivelmente, a selecção brasileira não será Campeã do Mundo, pois vai organizar o próximo Mundial e a FIFA não quererá o Brasil como bi-campeão, a Itália além de não ter grande selecção já foi recompensada, a França apesar de já à muitos anos andar a ser levada ao colo, deverá continuar a ser, África do Sul tem de chegar pelo menos aos oitavos e pelas minhas contas falta a ajuda a Portugal e Espanha que foram das selecções mais prejudicadas, o que não acredito muito que aconteça pela falta de peso de ambas as federações. Vamos ver o que será.

PP

terça-feira, junho 08, 2010


Adeus!!!!
No último minuto de mandato como governador do Banco de Portugal Vitor Constâncio afirmou e passo a citar “tenho a consciência tranquila. Se assim não fosse, certamente não seria escolhido entre muitos potenciais candidatos para a vice-presidência do Banco Central Europeu”

Lá diz o povo e bem, que elogios em boca própria, não é apanágio de grandes qualidades. De facto o mandato de Vitor Constâncio foi marcado por graves falhas de supervisão, no BCP, no BPN e no BPP que custaram aos contribuintes muitos, mas muitos milhões de euros.

Como é hábito em Portugal, sempre que se quer ver livre de alguém arranja-se um “tacho” na Europa. Foi o que aconteceu. Espera-se apenas para o bem da Europa que, no BCE não o levem muito a serio sob pena de voltar a cometer falhas graves.

António Cipriano

domingo, junho 06, 2010



Ética Politica

No dia 31 de Maio de 2010 o governador civil de Portalegre, Jaime Estorninho iminente socialista da região, num âmbito de uma conferência sobre “Ética Profissional” promovida por uma escola profissional, perante um vasta plateia de alunos afirmou, e passo a citar:



Quando é necessário mentir tenho de mentir, sempre que estejam em causa valores maiores que a condenação da mentira impõe”

Ora se o primeiro-ministro socialista mente. Porque que razão um qualquer governador civil socialista não deve mentir?

Assim se compreende a cartilha de valores desta administração socialista.
António Cipriano

quinta-feira, junho 03, 2010


Terrorismo de Estado

Nem tudo pode ser escamoteado ou simplesmente ignorado.
Israel praticou esta semana um acto de Terrorismo de Estado. Em águas internacionais, invadiu um navio, provocando a morte de 10 pessoas e ferindo um numero considerável de indivíduos, sequestrando para o seu território os restantes passeiros do navio. O crime de todas estas pessoas foi querem transportar alimentos para o povo palestiniano da Faixa de Gaza, o qual se encontra isolado do mundo condenado a passar provações desnecessárias e desumanas.
Israel tem todo o direito a existir. Mas a sua existência deve permitir a existência de um estado Palestiniano. Com este acto Israel demonstra mais uma vez a sua falta de razão no conflito Israel-árabe.

António Cipriano