sábado, setembro 25, 2010

José Mário Branco - FMI (ao vivo/audio) parte 1



Olha o FMI

Numa altura em que se fala incessantemente no FMI, nada como recordar um cantiga de intervenção da altura em que o FMI esteve em Portugal!!!!

António Cipriano

Carrilho de Volta


Confesso que estou desiludido e chateado com o decisão do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado. Este proferiu um despacho em que retirou Carrilho do cargo de Embaixador junto da UNESCO em Paris.
Esta é no meu ponto de vista, uma decisão grave, com nefastas consequências para a estabilidade nacional.

Carrilho, estava muito bem em Paris. Não por ser um embaixador competente, mas simplesmente tal significar que a opinião publica não tinha de aturar o mau feitio e arrogância de Carrilho.

Já não nos bastava a crise, o José Sócrates, para agora passarmos a ter de aturar o Carrilho !!!!

António Cipriano

segunda-feira, setembro 20, 2010

40 anos de PCTP/MRPP

O PCTP/MRPP comemora esta semana 40 anos de vida.

O PCTP/MRPP, partido da moda da intelectualidade na revolução de Abril contou nas suas fileiras com figuras como Pacheco Pereira e Durão Barroso. Estes felizmente se curaram dessa virose, ingressando em outros partidos mais burgueses e democráticos. Hoje o PCTP/MRPP deixou de ser o partido dos murais de Abril, dos “enfant terribles,” para ser um partido “one man show”. Hoje o PCTP/MRPP é o partido de Garcia Pereira, eterno candidato profissional que continua sistematicamente a não conseguir ser eleito. Fiel aos seus princípios, Garcia Pereira no seu “iate socialista” continua a apregoar a revolução socialista, a tomada de poder pelo povo, a ditadura do proletariado, valendo eleitoralmente cerca de 30.000 votos.

Enfim, sou daqueles que acha o PCTP/MRPP um anacronismo histórico, que vais trazendo algum humor as campanhas eleitorais com a sua cartilha estalilista-leninista de um passado distante e longínquo.

António Cipriano

terça-feira, setembro 14, 2010


Cláusula Abusivas no Credito à habitação

Um contrato é um encontro de vontade entre duas ou mais parte. Baseia-se essencialmente no principio jurídico da liberdade contratual, segundo o qual compete as partes dentro dos limites da lei estabelecem livremente o seu conteúdo. Todavia, rapidamente se verificou que em diversas situações não existe um plano de igualdade entre as partes que permita uma dinâmica contratual ausente de restrições. Foi neste sentido que o legislador na sua função de agente regulador, proibiu as chamadas clausula abusivas. Procura-se assim nomeadamente no plano do direito ao consumo proteger o pequeno consumidor face ao poderio das grandes empresas.
Ora presentemente as instituições financeiras por estarem a passar uma fase difícil, pretendem começar adoptar clausulas claramente abusivas nos contratos de credito à habitação. As instituições financeiras querem ter liberdade para alterar unilateralmente o spread (margem do banco) e outros custos referentes ao empréstimo quando se verificarem alterações de mercado, como a subida dos custos de financiamento do banco.

As referidas cláusulas foram encontradas em contratos recentes do BES, do Millennium BCP e do Montepio. Essas cláusulas dão ao banco poderes para alterar condições fundamentais do contrato, mediante uma comunicação prévia ao cliente. Se este não aceitar, resta-lhe a possibilidade de pagar o empréstimo na totalidade ou de tentar, num prazo curto de tempo, uma transferência para outro banco.
Ou seja o consumidor fica numa situação de absoluta fragilidade!!! Ora esta pratica é inaceitável!!! E juridicamente abusiva!!!

O Banco de Portugal, instituição reguladora sacode a responsabilidade, cedendo as pressões dos bancos, dizendo que tem de ser o governo a decidir acerca da legalidade destas clausulas.

Ora se os consumidores ou associações de consumidores nada fizeram. Se não forem para tribunal contestar a legalidade destas clausulas haverá o risco de generalização dessa prática, fragilizando totalmente os consumidores perante as instituições de crédito.
Por isso, se este for o seu caso, não baixe os braços!!!! Faça queixa junto da DECO, do Banco de Portugal!!! Consulte um advogado!!! Enfim lute para garantir os seus direitos.

António Cipriano


segunda-feira, setembro 06, 2010


Sabão azul e branco

Nos desenhos animados, South Park, existe uma personagem que é um advogado que tem uma táctica infalível para ganhar os casos, a "Táctica Chewbacca". A Táctica Chewbacca não é mais que utilizar argumentos estúpidos para ganhar um caso. Nesse episódio, o advogado em tribunal apresentava uma foto do Chewbacca e dizia: "Este é o Chewbacca, ele é um wookie que vem do planeta Kashyyyk e isso não tem lógica. E, se não tem lógica, então o meu cliente tem que ser absolvido". Em Portugal, há quem tente fazer uma "Táctica Chewbacca" à portuguesa, pena é que, não é em nenhum desenho animado, mas nos meios de comunicação social. Refiro-me claro, a Hugo "Sabão azul e branco" Marçal que afirma algo parecido com: Mas qual é a lógica de levar menores para serem violados em Elvas? ou Comi sabão azul e branco para escapar de um interrogatório! Como é que alguém pode utilizar esses argumentos que o parecem tornar mais culpado (juntamente com a sua vozinha gay)? Aliás, comer sabão azul e branco até soa a justiça poética, pois para alguém que metia menores a apanhar sabonetes...
Ainda continuando no sabão azul e branco, quem devia ter comido um, na altura em que os elementos da ADOP foram fazer os controlos anti-doping dos jogadores da selecção portuguesa de Futebol, era o Carlos Queiroz, limpava-lhe a boca e evitava ofender a mãe dos outros...

PP

sexta-feira, setembro 03, 2010

Casa Pia

“Gostaria de estar mais solto, mais livre…” esta foi uma frase dita por Carlos Cruz quando entrevistado em estúdio pela RTP 1. Carlos Cruz no dia em que foi condenado a 7 anos de cadeia por pedofilia foi à televisão dizer o que bem pensa do caso. Portanto um homem condenado a cadeia pela justiça portuguesa tem direito a ir até à televisão comentar o seu próprio julgamento, jurar a sua inocência e ainda por cima sem ter ninguém a fazer o contraponto. Isto só ajuda ao descrédito, não só da justiça como também das vítimas.

Bem sei que isto só acontece porque é Carlos Cruz, uma figura pública, porque não me lembro de ver a Dona Branca após ter sido condenada a jurar a sua inocência, na RTP1. Ou o Júlio Dedinhos de Moimenta da Beira, carteirista na Rua do Ouro, condenado, a vir dizer na RTP que encontrava as carteiras no chão.

Parece-me ridículo um homem condenado ter direito a vir até à televisão do estado defender a sua honra. Diz ele que ficou assustado com o país após a condenação, eu sinceramente também fico assustado com o um país ridículo onde podem acontecer situações destas. Não me importa se se chama Carlos Cruz, Branca ou Dedinhos. Carlos Cruz disse que “Gostaria de estar mais solto, mais livre…” e a verdade é que está livre e solto, passeia-se pela RTP 1 anda por aí…curiosamente o outro Carlos, o Silvino (Bibi) o mais pobre de todos os condenados está a dormir com os costados na pildra, merecidamente, mas está lá por 18 anos, que pode bem ser o resto da sua vida, só porque é um criminoso que não tem dinheiro. Triste vai este país, muito pelo tempo que este processo demorou e que depois de homens serem condenados, alguns destes terem direito a tempos de televisão só porque têm lá amigos e dinheiro! Sim estamos de facto perante uma “monstruosidade”.

António Manuel Guimarães

"Pesetero"


Quando João “Montinho” entrou no estranho jogo Portugal X Chipre, sabemos que houve comentários no banco Cipriota que passo a reproduzir:

- Hê pá, entrou um tipo com cara de parvo!

- Já ouvi falar neste tipo, se nós lhe pagarmos mais ele certamente não se importa de marcar um golo por nós.

- Vamos contar o dinheiro que temos nas nossas carteiras que ele não se deve vender por muito.

- Bolas, as carteiras ficaram no hotel, só temos aqui um botão partido…

O "Pesetero Montinho” ainda pensou em fazer o “jeito”, mas como Chipre marcou ele achou que já não tinha necessidade, embora tenha guardado o botão.

Uma coisa é certa, agora que ela já se vendeu já voltou a ir para a selecção, será que foi só coincidência?

E já agora este jogo foi a barracada futebolística do ano!


António Manuel Guimarães




Notas sobre dados económicos

De acordo com os dados disponibilizados pelo Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP), as emissões de obrigações e bilhetes do tesouro liquidadas durante o passado mês de Agosto atingiram os 5272 mil milhões de euros. Este é o resultado mensal mais elevado de todo o ano de 2010, superando os 4414 milhões de euros obtidos em Março. Significa isto que o estado português se endividou em Agosto em 5272 mil milhões de euros!!!!!!

Com a agravante que a taxa de juro paga pelo estado português vem progressivamente a aumentar nos mercados financeiros De facto, o diferencial das taxas das Obrigações do Tesouro a 10 anos portuguesas face às homólogas alemãs atingiu, durante o dia de ontem, 337,8 pontos percentuais, bastante mais que os 252,6 pontos de há um mês atrás.

Mas não pensem que o endividamento é apenas um problema do Estado. Segundo dados do Banco de Portugal a banca nacional devia no final de Julho ao BCE 48 mil milhões de euros!!! Sendo que devido à desconfiança do mercado interbancário face às instituições financeiras portuguesas, a banca nacional apenas se consegue financiar junto do BCE.

António Cipriano