segunda-feira, novembro 29, 2010

Tempos Duros

É com muita magoa e tristeza que faço no dia de hoje a previsão de que o FMI sempre vai entrar em Portugal. Com o pedido de ajuda da Irlanda os “mercados” vão se virar necessariamente para Portugal. Os especuladores irão aproveitar as fragilidades de Portugal, para atacarem de vez a divida publica portuguesa, que tenderá a atingir níveis insustentáveis. Perante tal cenário de pressão dos mercados e de pressão dos outros estados da UE, Portugal infelizmente deverá ser forçado a solicitar a ajuda do fundo europeu de estabilização financeira, e do FMI.

Todavia,espero como nunca estar errado.

Não devemos contudo esquecer quem foram os obreiros do monstro da despeça publica, do deficit e da estagnação económica. Sócrates e o Partido Socialista são os culpados. E isto é algo que os portugueses não devem esquecer.

António Cipriano

sexta-feira, novembro 19, 2010



Precisamos ainda da NATO?

A NATO foi criada a 4 de Abril de 1949 enquanto aliança militar com o objectivo de fazer face a todo poderoso inimigo soviético.
Assim, durante 40 anos a NATO cumpriu o seu objectivo evitando a expansão comunista na Europa e desenvolvendo um papel crucial na dissuasão de um conflito nuclear.
Em 1989 com o implodir da URSS, a NATO, os EUA e a Europa Ocidental saíram vencedores. Para muitos seria a momento acabar com a NATO, visto que o seu objectivo estava concretizado.
Todavia, o mundo mudou. Novas ameaças surgiram, entre as quais o terrorismo global. Consequentemente a segurança da Europa continua a ser um problema e uma missão crucial. A NATO tem de mudar de filosofia, de estratégia, de metodologia para se adaptar a um mundo de perigos difusos e completos. Neste sentido no meu ponto de vista a NATO continua a ser uma organização internacional com toda a razão de existir.

António Cipriano

domingo, novembro 14, 2010

Aung San Suu Kyi

Ocorreu ontem a libertação histórica da dissidente birmanesa Aung San Suu Kyi.

Aung San Suu Kyi, deu 15 dos seus últimos 20 anos de vida, pela defesa dos valores da liberdade e da democracia.

O seu percurso e a sua disponibilidade pela defesa de valores e da democracia merece de todos a nossa admiração.

Esperemos que a sua libertação seja o passo definitivo para o restabelecer dos direitos humanos na Birmânia.
António Cipriano

segunda-feira, novembro 08, 2010



Divida Publica

No inicio de Novembro a divida publica portuguesa ascendia a 130.000.000.000 euros, quando o nosso PIB é de cerca de 160.000.000.000 euros.
Entre 2011 e 2013, Portugal terá de emitir cerca de 60.000 milhões de euros de dívida pública (75% visam substituir dívida que entretanto chegará à sua maturidade, e os restantes 15.000 milhões visam pagar os défices públicos que irão existir entre 2011 e 2013). Só em 2011 Portugal terá de emitir cerca de 40.000 milhões de euros de dívida pública, dado que tem sucessivamente insistido em emissões de curto prazo, que chegarão à sua maturidade em 2011, e terão de ser renovadas. A estes valores somam-se mais de 15.000 milhões de euros de emissões de dívida a ser emitida pelos principais bancos nacionais. Contudo, estes que dependem a quase 100% da credibilidade da República. Se a nossa situação se deteriorar, os mercados internacionais podem ficar completamente fechados para alguns destes bancos, o que terá consequências muito nefastas na economia real.
Como facilmente se depreende a situação financeira de Portugal é muito delicada, não se compaginando com excessivas tricas partidárias, ou novas irresponsabilidades governativas como o TGV.

António Cipriano

domingo, novembro 07, 2010


Prémio Nobel da Medicina

Este ano como muita gente já sabe (e poderá dizer que não estou a dar novidade nenhuma, o que é inteira verdade) o Prémio Nobel da Medicina foi entregue ao embriologista Robert G. Edwards, ou seja, ainda não foi desta que o Dr. Pinto da Costa, especialista em matérias de insónias (que afligue milhões de pessoas em todo o Mundo) se junta a Egas Moniz nos galardoados, devido à sua grande invenção da fruta de dormir. Não sei se a sua receita da fruta de dormir é à base de mangostão, agora que resulta, lá isso resulta como nos podemos lembrar de há duas épocas quando o Pedro Proença estava a dormir e confundiu a remela que tinha nos olhos, com a linha de grande área onde o Lisandro Lopez, nem por perto estava e assinalou o penalty que deu o empate ao Porto e o embalou para o título. Hoje este mesmo áritro estará a apitar o mesmo jogo, será preciso dizer mais???

PP

sexta-feira, novembro 05, 2010


Culpados!!!

Todos estamos deprimidos com a actual situação do país. Todos nos sentimos vilipendiados, roubados mesmo, com os sucessivos aumentos de impostos.
A verdade é que a situação é tal, que este é um remédio, apesar de enormes efeitos colaterais ao nível do desemprego e da recessão económica absolutamente inevitável.
Mas é importante conhecermos quem são os culpados pela nossa desgraça.
Todo começou em 1995 com a governo socialista de Guterres. Durante os anos de 1995 a 2000, o país viveu um período de “vacas gordas”, em que o governo socialista de então, engordou sistematicamente a maquina do estado, por um lado, com a criação de um sem numero de organismo públicos, e por outro, cedendo às pressões das cooperações sindicais, profissionais, etc.. Em consequência o orçamento do estado foi progressivamente consumindo grande parte da riqueza gerada, atingindo mesmo o valor de 50% do PIB.

Com o governo socialista de Sócrates a irresponsabilidade tornou-se insustentável. Multiplicaram-se as parcerias publico-privadas, a emissão de divida e o engordar da estrutura do estado. O estado transformou-se num polvo que envolve tudo e todos, sugando a riqueza nacional e o esforço do comum dos cidadãos.
Guterres, Sócrates, Mario Lino, Vitor Constâncio, Teixeira dos Santos, Pina Mora, estes são os culpados da nossa tragédia.
Pena é que o nosso código penal não preveja o crime de gestão danosa para governantes. Talvez assim existisse mais responsabilidade.

António Cipriano