
Rating e Confiança
Um dos valores centrais para o crescimento económico é Confiança.
Existindo confiança celebram-se contratos; concede-se crédito; fomenta-se o investimento.
Ora a confiança é o resultado de uma equação complexa, que tem como um dos seus elementos a credibilidade dos intervenientes do sistema.
A credibilidade de um agente económico, abres portas, oportunidades.
As agências de rating foram criadas para analisar a confiança/ credibilidade de cada agente económico.
E existem muitas agências de rating. Pequenas é certo. Em Portugal existe a CPR (Companhia Portuguesa de Rating). É muito comum muitas das nossas PME`s sempre que iniciam relações comerciais com um novo cliente solicitarem a CPR um relatório sobre a “confiança” deste novo eventual cliente. Consoante a nota atribuída pela empresa de rating, é formulada a decisão sob a venda ou não a credito, o plafond do crédito concedido, etc.
Tem assim o rating, um papel importante no normal desenrolar das relações económicas.
Todavia espera-se das agências de rating, imparcialidade, competência e rigor, sob pena de se tornarem focos de instabilidade.
Ora Portugal vive com um pesada divida publica, elevados deficits, um balança comercial negativa, um crescimento anémico. Esta são factos reais, que racionalmente implicam um baixo rating.
Todavia a verdade é que recentemente assinamos um acordo com a Troika, que nos garante financiamento por 3 anos. Temos um novo governo maioritário, que já iniciou funções, tomando desde já novas medidas. Um análise racional implicaria manter o rating da república inalterado. Esperando futuros desenvolvimentos.
Sucede que a Moddys, sem novos factos, baseando-se em suposições, em boatos, em suspeições e talvez mesmo sob um agenda escondida, resolveu baixar o rating de Portugal em 4 níveis. Esta não é uma decisão racional.
Portugal, mas sobretudo a Europa não podem e não devem continuar a se deixar manipular pela agenda de instituições com objectivos escondidos.
A solução é a constituição de agência de rating europeia imparcial, credível. Esta sim é uma solução essencial à Confiança.
António Cipriano