quarta-feira, março 30, 2011


O Discurso de José Sócrates nas próximas legislativas

Aproveitando o recente êxito do discurso do Paulo Futre, já estou a imaginar qual vai ser a mensagem que José Sócrates vai apresentar quando fôr novamente candidato a Primeiro- Ministro:

"O projecto do Partido Socialista, o meu projecto, vai ser como sempre fui. Honesto. O governo que vou formar será de 14 ministros mais UM! Com vários ministros jovens para definir a nossa linha de condução política. O nosso governo vai ser este! Vou-vos dar alguns nomes, a nossa linha vai ser esta. Angela Merkel, chanceler alemã, Rui Pedro Soares ahhhhh, PT... é alguém que acho que no ano passado partiu a loiça toda, é um político fantástico, Rui Pedro Soares. Armando Vara. Armando Vara, porquê?? Para mim, o Armando Vara é um político fantástico. Fantástico. Não teve sorte na pesca de robalos, este ano... Pá, por favor!! Peço por favor, porque senão paro! Tou aqui concentradíssimo!! Por favor! O Armando Vara é um político que não se adaptou bem no BPC, foi para a pesca dos robalos e teve problemas ao passar à frente dos utentes de um centro de saúde, mas é um político que tanto eu como o PS podemos recuperá-lo e que pode dar muito, muito ao país. É uma questão de tentar a partir de segunda-feira, se eu o GRANDE HOMEM, for reeleito Primeiro Ministro.
Quem vai ser o décimo quinto ministro??? O que é que o país tem de fazer na actual crise económica em que está? Tem que tentar ir buscar dinheiro, né? Então, esse décimo quinto ministro vai ser, o melhor político chinês da actualidade. Porquê?? Temos de ir buscar sponsors, porquê?? Porque se vamos buscar o melhor político chinês da actualidade praqui, vai vir charters todos os dias de 400 a 500 chineses para ver o chinês na Assembleia da República. Portugal vai ter comissão desses charters, dos hotéis, dos restaurantes, dos meseus, etc, etc, etc. Vamos abrir um Ministério só para esse ministro chinês. Temos que abrir o mercado asiático. Portugueses, este é o projecto para irmos para a frente! Não há outra! Vamos ganhar, vamos estar lá em cima outra vez! Portugal não pode voltar à situação em que está hoje!"

PP


terça-feira, março 29, 2011

Nojo

Sempre que vejo José Sócrates a falar na televisão a destilar o seu veneno não consigo evitar, é mais forte do que eu, sinto nojo. É fantástico como um incompetente aldrabão como ele tem a coragem de vir dizer que foi a oposição que provocou a crise política, quando ele é o culpado por fazer uma birrinha estúpida e irreflectida e que teve o descaramento de se demitir no actual estado da crise em que ele e só ele deixou o nosso país. Fala de deslealdade para com a Europa, quando ele foi desleal com o país que jurou defender ao apresentar medidas não discutidas internamente, aliás medidas que já vieram para corrigir as anteriores, que também eram para corrigir as anteriores, que vinham corrigir as primeiras, ou seja INCOMPETENTE A TRIPLICAR. Ele diz que avisou, sim ele avisou que ou concordavam com as suas incompetências e cediam mais uma vez ou então ele FAZIA BIRRA E SAÍA SEM SE PREOCUPAR COM PORTUGAL.

É um incompetente e aldrabão, principal e único responsável por esta situação. Não é por ser convincente nas palavras que alguma vez na vida será um homem honesto! E para concluir apenas digo, os cortes no rating eram inevitáveis, tal como a ajuda externa que já andávamos a receber, para já inevitáveis porque as agências responsáveis pela crise mundial servem interesses que atacam directamente a U.E. E depois também inevitáveis porque um ordinário governou o nosso pais como o seu pequeno império onde desmandou e incompetentemente nos orientou os destinos para este triste fim e como desde o inicio incapaz também de ser auto-critico e pela sua falta de capacidades culpa todos os outros.

António Manuel Guimarães

Queda

Ora e como era de esperar a irresponsabilidade do Governo ficou bem patente na sua última atitude. O facto de ter ido apresentar medidas no estrangeiro, depois de ter ido pedir conselho a uma Chanceler de um país estrangeiro, sem a ter apresentado no Parlamento, ou com quem as poderia viabilizar foi, sem a mínima sombra de dúvida, um acto condenado ao fracasso e que inevitavelmente iria levar ao chumbo no Parlamento. Sócrates diz que não tem condições para governar e demitiu-se, portanto 3 Pec’s antes, austeridade na primeira legislatura não chega para governar? Fomos vilipendiados por este governo e essa brutalidade exigida aos portugueses não chegou? Então o que fizeram estes indivíduos ao nosso dinheiro, para onde foi o dinheiro de todos os cortes na despesa? Todos percebem porque Sócrates se quer manter no governo, é muito simples, medo…medo…muito medo de sair e de se descobrirem todas as suas incompetências e quiçá ilegalidades. Podem vir dizer os que os outros partidos foram irresponsáveis, mas é fantástico como no mesmo dia do chumbo do PEC se descobriu que José Penedos recebeu 65.000 euros por três meses de trabalho na REN, portanto mais de 21.000 por mês oferecidos de bandeja a um boy. No dia anterior foi anunciado por sua vez que o deficit de Portugal estava mal calculado e que era superior aos números anteriores apresentados pelo governo mais uma mentira irresponsável. Ao contrário de Sócrates eu não quero saber o que diz Angela Merkel, não quero saber se ela está indignada, indignação que ela certamente não teve quando a Alemanha se reunificou e a Europa auxiliou a Alemanha para aguentar a situação herdada pelo RDA. E que se hoje é a maior economia da Europa à Europa o deve.

Ao contrário do que Sócrates diz a responsabilidade da situação actual é sua, o facto de hoje termos uma crise política num momento crítico é da sua inteira responsabilidade, foi seu o acto irresponsável, foi sua a falta de respeito, foi sua a atitude de sair se mais um PEC de tortura não fosse aprovado, um PEC que “eram acertos” mas que chegou para ele declarar que não podia governar. Ficará para a história certamente, ficará como o pior primeiro-ministro de sempre, carácter execrável, atitude petulante e de uma incompetência total que nos conduziu para um poço onde o fundo está longe, se é que existe. Como recordação ficará para sempre os abortos legalizados pagos por todos nós e o casamento de homossexuais, metas dignas deste homem e eu sinceramente espero que os Portugueses não voltem a cair nas suas cantigas. Até porque se somos enganados uma vez podemos dizer que foi um acidente, se formos enganados duas vezes é porque queremos, se formos enganados três vezes é porque merecemos. Já fomos levados duas vezes e eu sei que Portugal não merece.

António Manuel Guimarães

sexta-feira, março 25, 2011


Primeiras medidas de combate à crise

Como primeiras medidas de combate à crise económica e social, num esforço de aumentar a esperança e a motivação dos portugueses no futuro, a Santa Casa tomou a medida estrutural de promover mais um sorteio semanal do Euromilhões e mais um sorteio semanal do Totoloto.

Passa existir em Portugal o seguinte calendário de Esperança:

Terça Feira - Euromilhões; Quarta-Feira – Totoloto; Sexta – Euromilhões; Sabado – Totoloto

António Cipriano

segunda-feira, março 21, 2011

Clarificação

A situação do país é delicada. São necessárias rupturas.

Mas tal só é possível com uma clarificação.

Precisamos de um novo governo, com nova energia, com um legitimidade reforçada.

Mas desta vez não basta um simples governo maioritário. Precisamos de um governo forte de total abrangência politica. Desta vez considero que faz falta por um períodos de 3 ou 4 anos de um governo que agregue o PSD e o PS. De um governo que tenha a capacidade de fazer as reformas urgentes e que tenha a coragem de cortar a direito os interesses instalados de lobbies e corporações.

O primeiro passo é a queda de Sócrates, o grande obreiro da triste situação em que vivemos.

António Cipriano


quarta-feira, março 16, 2011

Teoria do Caos

José Sócrates aparenta querer manter o nosso país refém utilizado ele a sua própria interpretação da “Teoria do Caos”. Diz ele “- ou eu ou o caos” e eu acho que a resposta a esta atitude é muito simples, no caos já nós estamos, o dinheiro do nosso esforço não consegue resolver o problema porque, para além de mal direccionado por um governo que exige esforço e na sua acção esbanja onde não interessa, cai num buraco sem fundo consequência de vários governos onde 13 dos últimos 16 anos foram da responsabilidade do Partido Socialista. Assim e reafirmando que já estamos no caos, será que queremos estar neste caos com quem não nos soube governar quando ainda havia possibilidades de escapar a esta situação?

José Sócrates mostra o seu carácter, vai para a União Europeia, apresenta um plano de austeridade renovado sem antes saber se ele teria alguma concordância interna, portanto, como disse e bem Marcelo Rebelo de Sousa, “passou um cheque sem cobertura” porque apresentar medidas que sabe que dificilmente serão aprovadas quando, mais não seja, pela falta de respeito que quem não governa com maioria absoluta não pode ter, é uma fraude! Considero que José Sócrates cometeu uma fraude na Europa, mas não será também uma fraude a sua governação de Portugal? Também entendo que esta fraude apresentada na Europa tinha uma intenção dentro de portas, é a estratégia da teoria do caos, medidas impossíveis recusadas, atirando a culpa da instabilidade inevitável para a oposição, “nós não conseguimos porque eles não deixam”, esquecendo que eles deixaram quatro vezes nos últimos dois anos, porque nos anteriores quatro a governação era “belo prazer” que uma maioria absoluta oferece.

A ameaça passa por uma intervenção estrangeira em Portugal, mas o que foi a intervenção do BCE em relação ao nosso financiamento externo? Não é uma intervenção estrangeira? Sinceramente e infelizmente a sensação que todos os portugueses têm é que é inevitável, ou isso, ou estão alheados e não sabem os milhões de euros que 6%, 7%, 8% e 9% de juros significam para Portugal nos próximos 10 anos.

Assim o caos em que vivemos é na sua grande maioria da responsabilidade de José Sócrates, mas a mais que evidente crise política que, mais do que se aproxima, se apresenta, é da sua inteira e exclusiva responsabilidade.

António Manuel Guimarães

quarta-feira, março 09, 2011

GALP, gasolina e Nuestros Hermanos

Este fim-de-semana eu e a namorada decidimos ir até Santiago de Compostela. Partindo de Caldas da Rainha para Santiago tivemos que parar duas vezes pelo caminho, primeiro em Antuã, para descansar e comer qualquer coisa e depois logo a seguir a Vigo para beber um café. Aqui e levados pela curiosidade visto estarmos numa estação de serviço da GALP decidimos ir ver o preço do combustível para vermos com os nossos próprios olhos a diferença entre o combustível vendido pela GALP em Portugal e os preços praticados pela gasolineira nacional em Espanha. Como uma imagem vale mais do que mil palavras sugiro que vejam os preços de uma fotografia tirada por mim em Espanha.

Podem-me vir com a conversa do imposto, podem-me vir dizer que é assim em todo o lado e todas as outras tretas ouvidas nos últimos dias em jeito de desculpa, mas para mim o que se passa é que estamos objectivamente a ser roubados e especialmente pela gasolineira nacional. Agora é fácil perceber como é que a GALP conseguiu os maiores lucros de sempre no ano de 2010.

António Manuel Guimarães